Facebook
13/08/2018 - 20h47m

ANIVERSÁRIO

9º BPM encerra festividades alusiva ao segundo ano de criação do Batalhão em Araguatins

Com informações da Ascom do 9º BPM

O Comando do 9º Batalhão da PM em Araguatins, na pessoa de seu gestor, major Weslley Dias Costa, encerrou nesse último domingo, 12, as festividades alusiva ao segundo ano de criação do 9º BPM.

A programação, recheada com eventos esportivos, cívicos, culturais e religioso, teve início no penúltimo domingo, 5, e se estendeu até a tarde do dia, 12.

A primeira semana comemorativa Guardião do Bico abriu com passeio ciclístico, um percurso de 40 km. Foram mais de 80 participantes, incluindo atletas de Imperatriz (MA), e das cidades tocantinenses de Buriti, São Sebastião, Augustinópolis e Axixá. Araguatins foi representada pelos grupos Pedal do Baton, Carcará do Pedal, CPA, ACA e Roda Presa.

Na última sexta-feira, 10, a programação contou com hasteamento da bandeira, culto ecumênico, e entrega de certificados de reconhecimento como homenagem aos ex-comandantes da Unidade e policiais militares da reserva e reformados, houve ainda, inauguração do memorial fotográfico do 9º BPM e um delicioso coffee break. O evento teve início às 8h.

Dentre os ex-comandantes da Unidade homenageados, esteve presente o Chefe do Estado Maior, coronel QOPM Henrique de Sousa Lima Júnior - representando o comandante geral da PMTO, coronel QOPM Jaizon Veras Barbosa, acompanhado do subcomandante do policiamento do interior (CPI), tenente coronel QOPM Flávio Santos Brito. Coronel Henrique, esteve à frente da 4ª CIPM em fevereiro de 2004 à março de 2006, na época, ocupava o posto de capitão.

Ainda receberam homenagens, os ex-comandantes, tenente coronel João Márcio Costa Miranda, comandante do 2º BPM em Araguaína e o major Valdeonne Dias da Silva, ultimo comandante da 4ª CIPM e o primeiro a comandar o 9º BPM.

Mais de 30 policiais militares da reserva e reformados estiveram presentes na cerimônia realizada no auditório do quartel. Logo em seguida foi a vez da inauguração do memorial fotográfico. A galeria contou com fotografias desde quando a Unidade era o 6º BPM, fevereiro de 1.991 à dezembro de 1.992, e em seguida 4ª CIPM, até a condição de 9º BPM, em agosto de 2016.

No sábado, 11, foi a vez do torneio de futebol society onde participaram 14 equipes incluindo as 3 companhias do 9º BPM, da 5ª CIPM em Tocantinópolis, Corpo de Bombeiros e da comunidade local. O evento aconteceu por volta das 7h30min até as 22h00min na Arena Pequi e Arena Guardião em Araguatins. A premiação foi de R$ 1 mil reais para a equipe campeã.

No domingo, 12, aconteceu a corrida com o comandante, major W. Costa. A festividade começou bem cedo, às 7h, com saída em frente ao quartel, um percurso pelas principais ruas da cidade. Acompanharam o comandante Weslley, policiais militares do Batalhão, alunos do Colégio da Polícia Militar de Araguatins (CPM) e militares do 52º Batalhão Infantaria de Selva (BIS) de Marabá (PA).

A festividade encerrou com uma feijoada que iniciou às 11h e foi servida na Arena Pequi, com música ao vivo e recebeu um público de mais de 700 pessoas.

A unidade operacional da PMTO no Bico do Papagaio foi criada por meio do Decreto Estadual nº 5.471 de 26 de julho de 2016 e republicado em 12/08/2016. Antes de se tornar o 9º Batalhão – Tocantins Araguaia, a Unidade da PMTO era a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Companhia Coronel Carlos Costa.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS