Facebook
08/08/2019 - 18h02m

EVENTO DO SINDJOR/TO

6º edição do Projeto Compartilhe aborda temáticas sobre a população indígena

Ascom

A Oficina terá como tema: “O que os jornalistas devem saber sobre os povos indígenas?”

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor/TO) realiza, no dia 9 de agosto, a oficina “O que os jornalistas devem saber sobre os povos indígenas?”. A palestra, que faz parte do Projeto Compartilhe, tem como objetivo apresentar aos profissionais jornalistas os principais equívocos sobre os povos indígenas e, desta forma, minimizar os preconceitos contra essas populações na sociedade. Serão ofertadas 20 vagas para o evento, que acontece das 19h às 21h30, na Acipa, em Palmas.

Palestrante

Elvio Marques, pertencente ao povo Pankararu do Tocantins, jornalista, pós-graduado em Ensino de Comunicação: Estudos Contemporâneos, Mestre em Comunicação e Sociedade, ambos pela Universidade Federal do Tocantins, além de pós-graduando em Comunicação Empresarial e Marketing Digital pela UniCesumar. Atualmente é Social Media da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc); e Analista de Marketing e Assessor de Comunicação da Faculdade Serra do Carmo (FASEC).

Autor da uma pesquisa etnográfica de mestrado sobre povos indígenas e redes sociais, que culminou na dissertação: @Kwe-Xerente: a ressignificação das tradições culturais indígenas e o protagonismo indígena no Facebook. Recentemente, publicou um texto na Revista Nacional Le MondDiplomatique Brasil falando sobre a vivência de indígenas nas universidades públicas do norte do país.

Oficina

Ofertada com o intuito de despertar o interesse da mídia regional e nacional, por meio dos jornalistas e profissionais da área de comunicação, a oficina aborda a temática indígena através de exemplos com vídeos, imagens e de literatura nacional. O palestrante irá apresentar os equívocos que são causados cotidianamente e levantará questionamentos sobre as populações indígenas, tirando as principais dúvidas dos participantes sobre a temática. Tudo isso de forma dinâmica, interativa e participativa para melhor aproveitamento e compreensão.

"Com essa oficina, temos o objetivo de dar visibilidade, debater e refletir sobre a temática  indígena na mídia local e nacional, além disso mostraremos como muitas pessoas, regularmente, ainda se referem aos indígenas de forma equivocada. Como jornalistas e comunicólogos, temos o dever de minimizar e acabar com os preconceitos existentes”, ressaltou Elvio Marques.

Projeto Compartilhe

Promovido mensalmente pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins-Sindjor/TO, o Projeto Compartilhe foi criado com a intenção de oferecer aos jornalistas capacitação sobre temas atuais e que possam auxiliar na realização do trabalho diário. Em três anos, temas como financiamento coletivo, jornalismo e direitos humanos, jornalismo nas redes sociais, jornalismo e gênero e saúde mental já foram abordados. O projeto também proporciona aos jornalistas momentos de envolvimento e construção de network.

Para se inscrever basta acessar o Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzF9Gw5nTKLTVfKQhroENBU_Tr7F37ceflnhGX7qUt-eFysg/viewform

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS