Na noite da última segunda-feira (30), Porto Franco-MA foi palco de uma importante celebração: a solenidade de certificação dos alunos dos cursos profissionalizantes do IEMA Vocacional.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura de Porto Franco e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
O evento marcou a entrega de certificados a 88 alunos dos cursos de Operador de Caixa de Supermercado, Operador de Supermercados e Garçom. Essa qualificação já começa a gerar impactos concretos na economia local, especialmente com a chegada do Grupo Mateus, cuja inauguração está prevista para o dia 4 de julho.
Muitos jovens vêm aproveitando essas oportunidades para alinhar teoria e prática, adquirir habilidades valiosas e ingressar com mais preparo no mercado de trabalho. A contratação de formandos por empresas como o Grupo Mateus confirma que Porto Franco está crescendo com oportunidades reais e efetivas.
Desde 2021, quando foi implantado no município, o IEMA Vocacional já capacitou mais de 390 pessoas em diversas áreas, como Carpintaria de Obras, Alvenaria, Instalações Elétricas, Mecânica Industrial, Estética Corporal, Logística, Ajuste Mecânico, dentre outras formações técnicas.
Durante a cerimônia, o prefeito Deoclides Macedo celebrou os avanços proporcionados pelo programa. “O IEMA tem transformado vidas ao gerar oportunidades de emprego, renda e dignidade para nossa população. Continuamos firmes no propósito de investir em capacitação, em parcerias e oferecer cursos profissionalizantes que ampliem as chances de um futuro melhor para nossas famílias”, afirmou.
O coordenador do IEMA, João Fernandes, destacou a importância da iniciativa. “Esses jovens agora estão preparados para o mercado de trabalho. Tiveram a chance de unir teoria à prática, desenvolver competências técnicas e planejar um futuro mais promissor”, enfatizou.
Participaram da cerimônia, secretários municipais, a coordenadora do IEMA Pleno, gestora Regina Marinho, a médica Maria Clara Macedo, vereadores e demais autoridades locais.
Deixe o seu Comentário