O Tocantins aposta alto na produção de grãos, com expectativa de crescimento significativo na safra 2024/2025. De acordo com o 6º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), atualizado com os dados de área plantada e produção das principais commodities do Estado, a estimativa aponta um aumento de 0,1% na área plantada e de 2,3% na produção total de grãos em relação ao levantamento anterior. A projeção é que o Estado alcance, mais uma vez, uma safra histórica, superando 8,7 milhões de toneladas de grãos.
A soja, principal cultura do Tocantins, apresentou crescimento modesto na área plantada em comparação com os anos anteriores. Enquanto entre as safras 2022/2023 e 2023/2024 a expansão foi de 10,9%, nesta safra o avanço foi de apenas 1,8%. Em contrapartida, a produção registrou aumento de 12,1%, reflexo direto das melhores condições climáticas em relação à safra anterior, demonstrando o quanto o clima tem influenciado os resultados nos últimos anos.
Milho segunda safra – recorde à vista
Nesta temporada 2024/2025 do milho segunda safra, conhecida como safrinha, deve bater recorde de produção no Tocantins. Com a colheita da soja praticamente concluída e o plantio do milho em ritmo acelerado, o agronegócio do Estado projeta resultados promissores. Após registrar 335 mil hectares cultivados na safra passada, os produtores ampliaram a área para 382 mil hectares nesta temporada — um crescimento de 13,9%, segundo dados da Conab.
Para o professor e engenheiro agrônomo Thadeu Teixeira Júnior, da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), esse incremento de cerca de 47 mil hectares é um sinal claro do otimismo dos produtores tocantinenses com o cultivo do cereal na segunda safra.“Diversos fatores vêm impulsionando essa expansão, entre eles as condições climáticas favoráveis, com chuvas bem distribuídas durante o ciclo da safra e da safrinha. Além disso, os preços atrativos no mercado, estimulados pela demanda aquecida por milho tanto no mercado interno quanto no externo, tornaram o cultivo da segunda safra mais rentável para os produtores”, explicou o agrônomo.
Thadeu destaca ainda que os próximos dias serão decisivos para o desenvolvimento das lavouras, com os produtores atentos ao comportamento do clima e às oscilações do mercado.
“O expressivo aumento na área plantada já sinaliza uma safra promissora para o agronegócio tocantinense em 2024/2025. A expectativa é que esse avanço se traduza em um crescimento significativo da produção de milho, reforçando ainda mais o papel do Tocantins como um importante player no cenário agrícola nacional. A segunda safra de milho é fundamental para a economia do Estado, pois gera emprego e renda para milhares de famílias e deve, num futuro próximo, impulsionar também as agroindústrias de etanol de milho que estão sendo implantadas no Tocantins”, completou.
Deixe o seu Comentário