O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), segue avançando com as visitas técnicas do Programa Lixão Zero no Estado. Relatório consolidado pela Semarh nesta quarta-feira, 17, aponta que seis municípios já receberam a visita técnica, dois concluíram o sepultamento do lixão em 2025 e outro tem viabilidade de encerrar o processo até o início do próximo ano.
Durante as visitas, a equipe da Diretoria de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos avalia as condições das áreas de lixões desativados e identifica possíveis demandas de suporte técnico. Embora o monitoramento e a fiscalização sejam de competência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Semarh oferece orientações estratégicas para auxiliar os municípios na execução do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada).
Na prática, os técnicos percorrem o local, verificam se a remoção de resíduos atende aos requisitos básicos e orientam sobre os próximos passos da recuperação ambiental e sepultamento do lixão. O PRAD é considerado essencial, pois garante a recuperação do solo e possibilita o plantio de mudas nativas para restauração da vegetação.

Visitas recentes

Entre os dias 8 e 12 de setembro, a equipe técnica percorreu áreas de dois municípios. Em Araguanã, foi constatada a viabilidade de parceria para recuperação do solo e sepultamento do lixão, com previsão de encerramento no início do próximo ano. Já em Santa Fé do Araguaia, os resíduos foram removidos para o Aterro Sanitário de Araguaína, restando apenas materiais que podem ser reaproveitados antes da recuperação da área e do plantio de mudas nativas.
Outras visitas

No mês de agosto, a equipe esteve em Santa Rita, orientando ações conjuntas com Crixás para destinação adequada dos resíduos. Também visitou Brejinho de Nazaré, que já possui destinação para o Aterro Base Fortins, em Porto Nacional, mas ainda enfrenta descarte irregular por parte da população. Antes disso, em abril, a Semarh esteve em Xambioá e Muricilândia, onde foi constatada a viabilidade de recuperação e sepultamento.
Sepultamento de lixões
O Tocantins já conta com dois sepultamentos de lixões a céu aberto em 2025. O primeiro ocorreu em março, no município de Juarina, que pretende transformar a área em bosque. O segundo foi em Muricilândia, em junho, onde a área deve ser recuperada para uso comunitário.
A Semarh reforça que o sucesso do Programa Lixão Zero depende também da colaboração da população, com a destinação correta de recicláveis e rejeitos, evitando o descarte em áreas já desativadas.


Deixe o seu Comentário