O ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu nesta quinta-feira (6) que a ponte sobre o rio Araguaia — ligando os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) — será inaugurada ainda neste mês de novembro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A declaração foi feita durante visita técnica às obras dos acessos à Ponte de Xambioá, acompanhada pelo governador do Tocantins, Laurez Moreira, e por lideranças federais, estaduais e municipais. Os serviços em andamento correspondem à etapa final antes da entrega da estrutura, incluindo terraplenagem, drenagem, colchões drenantes, gabiões e obras complementares nos dois municípios.
“Depois de uma longa espera, estou aqui hoje para fazer a última vistoria, porque ainda neste mês nós vamos entregar a ponte de Xambioá, com a presença do presidente Lula”, afirmou o ministro Renan Filho.
O governador Laurez Moreira ressaltou a importância da obra e o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento do Tocantins. “É com muita alegria que estamos aqui, ao lado desse grande ministro, que faz questão de conhecer de perto a realidade da nossa gente. O ministro Renan tem demonstrado um enorme carinho pelo Tocantins. Essa ponte é símbolo de união, de desenvolvimento e de esperança”, disse o governador.
Também participaram da vistoria o ministro das Cidades, Jader Filho, o prefeito de Xambioá, Dr. Mayck Câmara, além de parlamentares e lideranças regionais.
Obra estratégica para o desenvolvimento regional
Com 1.724 metros de extensão, a Ponte de Xambioá representa um investimento de mais de R$ 230 milhões, somando a estrutura principal e os acessos. A ponte já estava concluída desde o início de 2025, restando apenas os acessos, agora em fase final de execução. O Novo PAC destinou R$ 28,6 milhões para a conclusão dos trabalhos.
O projeto também prevê a construção de ruas marginais e um contorno viário em Xambioá, o que vai melhorar o fluxo urbano e garantir mais segurança para os moradores e motoristas.
Integração e impacto logístico
A estrutura faz parte do corredor logístico da BR-153, eixo estratégico para o escoamento da produção agrícola do Matopiba. A nova ligação deve reduzir custos de transporte, ampliar a competitividade regional e fortalecer a integração entre o Norte e o Centro-Oeste do país.
O superintendente do Dnit no Tocantins, Luiz Antônio Ehret Garcia, destacou o caráter transformador da obra: “Essa ponte é um marco para o desenvolvimento do norte do Tocantins e sudeste do Pará. Além de conectar cidades e pessoas, ela consolida um importante corredor de escoamento da produção”, afirmou.
Ele também ressaltou que os trabalhos de finalização seguem com defensas metálicas, drenagem e sinalização, garantindo uma entrega completa e segura.
Presenças e emoção local
Durante a visita, o morador Raimundo Pereira, de 65 anos, expressou a emoção de ver a obra concluída: “Eu tinha 6 anos de idade quando comecei a ouvir falar dessa ponte. Hoje vivi pra ver esse feito acontecer. Graças a Deus!”, comemorou.
Participaram da agenda o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit Nacional, Fábio Nunes; os deputados federais Ricardo Ayres e Vicentinho Júnior; os deputados estaduais Jorge Frederico e Eduardo do Dertins; o presidente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (Uvet), Enoque Neto; o ex-prefeito de Ananás, Valdemar Nepomuceno; e demais lideranças regionais.










Deixe o seu Comentário