A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), por meio da Hemorrede Tocantins, divulgou o calendário de coleta de sangue programado para o início do mês de maio, com os objetivos de reforçar os estoques e incentivar a população a doar regularmente. As atividades incluem coletas externas a partir desta terça-feira, 6, e a campanha de cadastro de medula óssea em locais estratégicos, ampliando o acesso e a participação dos voluntários.
“Os nossos estoques estão sempre precisando de doações e as ações externas levam a Hemorrede para mais próximo do doador, que em alguns casos não tem condições de se deslocar até uma unidade de coleta. Pedimos a todos que fiquem atentos aos locais e datas, e participem, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas”, destaca a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes.
As ações de coleta externa serão realizadas em Paraíso do Tocantins, nesta terça-feira; na Unitins câmpus Palmas, nesta quarta-feira, 7; e na Mapple Bear, em Palmas, nesta quinta-feira, 8, no período matutino. Já o cadastro de medula óssea ocorre na Unitins, em Palmas, nesta quinta-feira, 8, no período noturno.
Requisitos para doação
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (com consentimento dos responsáveis para menores de 18), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem realizado doações antes dos 60 anos.
É importante que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, não esteja em jejum, não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não tenha feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de seis meses. Grávidas e lactantes também estão temporariamente impedidas de doar. A aptidão à doação é avaliada individualmente durante a triagem no hemocentro.
Deixe o seu Comentário