A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) inicia, no próximo dia 1º de maio, a primeira etapa da Campanha de Declaração de Informações Pecuárias, que segue até o dia 31 do mesmo mês. A ação é coordenada pelo Governo do Tocantins e é obrigatória para todas as propriedades rurais com registro de animais.
A expectativa é receber as declarações de aproximadamente 58 mil propriedades cadastradas na Adapec, abrangendo todas as espécies animais existentes nas propriedades, como bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos.
Segundo o presidente da Adapec, Paulo Lima, a participação dos produtores é fundamental para manter o controle sanitário do rebanho tocantinense. “O Tocantins possui uma pecuária forte e produtores comprometidos com a sanidade dos nossos rebanhos, por isso, acreditamos na adesão expressiva dos produtores nesta etapa da campanha”, destacou.
Para realizar a declaração, o produtor deve comparecer a um escritório da Adapec e preencher o formulário de atualização cadastral. A não realização do procedimento dentro do prazo implicará multa de R$ 127,69 por propriedade, além do bloqueio da ficha de movimentação até a regularização.
Deixe o seu Comentário