
Com o objetivo de alinhar estratégias de enfrentamento ao sarampo e atualizar os profissionais de saúde sobre a situação epidemiológica da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) realizou, nesta segunda-feira, 28 de o Seminário Macrorregional de Imersão sobre Sarampo. O encontro ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO), em Palmas, reunindo gestores, equipes municipais de imunização, vigilância epidemiológica e profissionais da rede estadual e municipal de saúde.
Participaram do evento representantes de 53, dos 81 municípios convidados das regiões Amor Perfeito, Cantão, Capim Dourado, Ilha do Bananal, Sudeste e seis cidades do Cerrado Tocantins Araguaia. Técnicos do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (DPNI/MS) também estiveram presentes.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou o caráter emergencial das ações: “Assim que soubemos dos casos suspeitos no município de Campos Lindos, encaminhamos imediatamente técnicos ao local para trabalharem em conjunto com o município e o Ministério da Saúde. Tivemos apoio total do ministro Padilha e seguimos a determinação do governador Wanderlei Barbosa, com ações rápidas e eficazes. Hoje, já temos nove casos confirmados de sarampo, de um total de 16 notificações, o que reforça a urgência dessas ações. Estamos atuando de forma tripartite para identificar os casos e, principalmente, promover a vacinação da nossa população”.
“O Ministério da Saúde vem ao Tocantins para um trabalho de sensibilização dos profissionais de saúde e articulação com os gestores, mobilizando todos no combate ao sarampo. O Brasil é um país livre da doença, mas há uma grande pressão pela internalização, considerando o aumento de casos em outros países e a ocorrência de casos relacionados à importação em um município do interior do Estado. Estamos atuando em parceria com o Tocantins e o município de Campos Lindos para conter os casos e sensibilizar os demais municípios. O sarampo é uma doença evitável, temos vacinas seguras e produzidas no Brasil há décadas. Vacinar agora é proteger a si mesmo, a família e a comunidade”, destacou Eder Gatti Fernandes, diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Para os profissionais que participaram, o seminário foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento técnico. “Foi possível adquirir conhecimento, compreender melhor a situação epidemiológica do sarampo e levar essas informações para fortalecer a vacinação no município. Com certeza, os aprendizados de hoje vão fortalecer a atuação em nosso município”, afirmou a enfermeira e coordenadora de imunização do município de Recursolândia, Daiane Soares Galvão.
A secretária municipal de Saúde de Porto Nacional, Cristiane Nunes, também ressaltou a relevância do encontro. “Fomos convocados pelo Estado para essa atualização sobre o sarampo, o que mostra a preocupação conjunta dos municípios e do governo. Viemos com nossa equipe de vigilância em saúde, coordenadores de imunização e profissionais do distrito de Luzimangues para reforçar nosso compromisso com a prevenção”.
Próxima etapa em Araguaína
No dia 29 de julho, o segundo seminário macrorregional será realizado em Araguaína, reunindo representantes de 58 municípios das regiões Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia, no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a partir das 14h.


Deixe o seu Comentário