Neste domingo, 27 de julho, o Brasil celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data tem como objetivo ampliar o debate sobre a importância de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, além de incentivar práticas que reduzam acidentes e doenças ocupacionais em todo o país.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o eSocial e o Ministério da Previdência Social, mais de 724 mil acidentes de trabalho foram registrados no Brasil em 2024. Os números preocupam e evidenciam a necessidade de ações preventivas mais eficazes, já que muitos desses casos resultaram em lesões graves e até mortes.
No Tocantins e Pará, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário, adota a segurança como um valor inegociável. A área de Segurança do Trabalho da BRK desenvolve protocolos rigorosos, que incluem medidas de proteção coletiva e individual, adaptadas às especificidades de cada atividade. O objetivo é claro: preservar a integridade física dos trabalhadores e garantir a segurança da população durante a execução dos serviços.
Em 2025, já foram realizados 246 treinamentos, alcançando 1694 funcionários diretos e indiretos com 875 horas de capacitações. Além disso a concessionária estruturou e aplica em 100% das suas unidades o Sistema de Gestão do Trabalho Seguro – ou SWMS (Safe Work Management System, na sigla em inglês) que prepara os funcionários para atuarem de forma preventiva. “A Observação de Trabalho Seguro (OTS), é um exemplo da aplicação deste programa. Neste ano, foram realizadas mais de 1100 visitas em campo pelas lideranças para orientar, identificando riscos e provocando medidas de proteção antes mesmo que incidentes ocorram“, afirma o gerente de QSSMA da BRK, Antônio Rodrigues.
Para a diretora de Operações, Sandra Leal, a data é um lembrete do compromisso contínuo com a vida. “Atuar com segurança é um dos nossos principais valores. Trabalhamos constantemente para atualizar nossos procedimentos e buscar soluções inovadoras que reduzam riscos. Celebrar essa data é reconhecer a importância de uma cultura de segurança sólida e participativa”, declara.
Deixe o seu Comentário