
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou a construção dos acessos à ponte sobre o Rio Araguaia, que conecta os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). A estrutura principal da ponte, avaliada em mais de R$ 200 milhões, estava concluída desde o início de 2025, mas ainda não pôde ser utilizada por falta dos acessos.
Segundo o DNIT, a construção dos aterros de encabeçamento e a ligação da ponte à estrada dependiam da desapropriação de imóveis na região. A previsão é que o tráfego na ponte seja liberado até dezembro de 2025.
Além dos acessos, estão previstas obras complementares, como ruas marginais nos dois municípios e um contorno viário em Xambioá, com o objetivo de melhorar o fluxo urbano e aumentar a segurança.
Nesta fase, o DNIT executa os aterros de encabeçamento e realiza serviços como terraplenagem, colchão drenante e gabião. Até o momento, foram concluídos 52,10% da terraplenagem, 65,70% do colchão drenante e 25,54% do gabião. Também foi finalizado o bueiro celular de 2,50 x 2,50 metros.
Os acessos à ponte terão 2.010 metros de extensão, sendo 310 metros no lado paraense e 1.700 metros no lado tocantinense. O investimento federal nesta etapa, por meio do Novo PAC, é de R$ 28 milhões.
De acordo com o superintendente regional do DNIT no Tocantins, Luiz Antônio Garcia, a ponte representa um vetor estratégico para o escoamento da produção e a integração entre os estados.
“Essa estrutura é fundamental para fortalecer o corredor logístico da BR-153 e reduzir custos de transporte, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região Norte”, destacou.
Detalhes da obra
A ponte possui 1.724 metros de extensão e a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas. O Consórcio A. Gaspar/Arteleste/V. Garambone é o responsável pela execução dos serviços.
Até julho de 2025, a estrutura principal estava 95% concluída, restando apenas a finalização dos acessos. O investimento total, somando ponte e acessos, deve ultrapassar R$ 232,8 milhões.
O contrato para a obra foi assinado em 2017, no governo Temer. A primeira previsão para o início da construção era 2018, com estimativa de três anos para a entrega. No entanto, a obra foi alvo de disputas judiciais e a ordem de serviço só foi assinada em 2020.
O valor da construção também sofreu alterações ao longo dos anos. Quando anunciada, estava orçada em R$ 132 milhões; três anos depois, passou para R$ 157 milhões. Atualmente, segundo o DNIT, os investimentos federais somam R$ 204,2 milhões na ponte e R$ 28,6 milhões nos acessos.








Deixe o seu Comentário