A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis por meio do curso de Medicina tem se unido ao Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e às secretarias municipais de Saúde de Augustinópolis e Praia Norte para a ampliação dos serviços ambulatoriais para idosos e crianças.
Em Augustinópolis, um convênio com o Hospital Regional de Augustinópolis garantiu a abertura do Ambulatório de Geronto-Geriatria, neste ano, que viabiliza o atendimento geriátrico para a população da cidade por meio de atendimento semanal com médico especialista e, ainda, as práticas da disciplina de Geriatria para acadêmicos de Medicina/Unitins do 6º e 7º períodos.
A boa experiência incentivou a expansão da iniciativa com a abertura de dois ambulatórios de Saúde do Idoso – um em Augustinópolis, em UBS, às quartas, e outro em Praia Norte, na UBS II, às quartas e sextas – por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis e da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Norte. Nas unidades, três médicos fazem o atendimento do público-alvo com a participação de acadêmicos de Medicina com o objetivo de contribuir com o acesso à saúde da população idosa por meio da expansão dos números de atendimentos na Atenção Básica.
Para alcançar um número maior de pessoas da comunidade, em Praia Norte a parceria entre a Unitins e a Secretaria Municipal de Saúde viabilizou, também, a abertura de dois ambulatórios de Saúde da Criança, com funcionamento às quartas e sextas, na UBS II. O objetivo, semelhante aos outros, é facilitar o acesso à saúde e promover uma formação completa para os acadêmicos de Medicina que podem, desde a graduação, lidar com casos reais e contribuir com a saúde da comunidade por meio do atendimento de médicos preceptores e alunos de Medicina em formação.
Para o acadêmico Guilherme Lopes Duarte, do 6º período de Medicina/Câmpus Augustinópolis, “a experiência de estágio nos ambulatórios da Unitins é única e essencial para nosso currículo e prática futura. Temos acesso a diversas especialidades e atendemos casos específicos e patologias raras, o que enriquece nosso aprendizado”, opinou.
Segundo o coordenador do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Arthur Barros, a abertura desses espaços de saúde impactam diretamente o Sistema Público de Saúde da Região do Bico do Papagaio. “A expansão do curso de Medicina realizada em parceria com os municípios de Augustinópolis e Praia Norte, além de contribuir para o acesso à saúde dos moradores das cidades e redondezas, proporciona atendimentos de qualidade para grupos estratégicos no contexto do Sistema Único de Saúde, como a população idosa e pediátrica”, assinalou.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, lembrou que “quando implantamos o curso de Medicina junto com o de Enfermagem, previmos ocupar, com nossos alunos e preceptores, esses espaços da saúde pública na região do Bico do Papagaio. Esse é mais um passo importante para que nossos alunos possam vivenciar o atendimento nas unidades de saúde, conhecer mais o SUS e, principalmente, contribuir para a ampliação do atendimento à população. Assim, o aluno, junto com o professor preceptor, fortalece o atendimento no serviço de saúde”, finalizou o gestor.