A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis, tem promovido capacitações voltadas aos profissionais de saúde da região do Bico do Papagaio. A iniciativa faz parte da contrapartida dos convênios firmados entre a Instituição e os municípios, oferecendo formação continuada para aprimorar a atuação dos profissionais e garantir um atendimento de qualidade à população.
Nesta quarta-feira, 2, em Axixá, a professora de Enfermagem e assessora pedagógica de Medicina, Renata de Sá, ministrou um minicurso sobre Cuidados com Feridas, com ênfase na avaliação, limpeza, escolha correta de coberturas e técnicas de curativos. A formação abordou os princípios da cicatrização, prevenção de infecções e condutas adequadas para diferentes tipos de lesões, garantindo uma abordagem humanizada e eficiente no tratamento de feridas.
Também no dia 26 de março, no mesmo município, foi realizado o curso de Administração de Injetáveis, com foco na correta aplicação de medicamentos injetáveis. Durante a capacitação, foram abordadas técnicas de aplicação intradérmica, subcutânea, intramuscular e intravenosa, além de cuidados essenciais para evitar complicações, como infecções e reações adversas.
“O curso de Medicina, a partir do momento que firma convênio com o município, oferece uma contrapartida que não é financeira, mas sim em forma de conhecimento. Sentamos com os gestores municipais, identificamos as dificuldades na formação continuada dos profissionais de saúde e, a partir desse levantamento, montamos as capacitações”, explico Renata de Sá.
A professora também reforçou que os cursos estão alinhados às demandas dos municípios conveniados. “Estamos ampliando essa iniciativa. Além dos cursos de injetáveis e curativos, outras capacitações, como centro cirúrgico, estão previstas para atender as necessidades locais e proporcionar uma melhor assistência à comunidade”, completou.


Deixe o seu Comentário