Com o objetivo de fortalecer as ações voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, foi realizada na manhã da última quinta-feira, 10, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião técnica promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça.
O encontro reuniu representantes dos órgãos municipais envolvidos na Política da Primeira Infância e a Gerência de Promoção dos Direitos da Primeira Infância (GPDI), com o intuito de promover orientações técnicas e fomentar o diálogo intersetorial para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI).
Durante a reunião, foram debatidas estratégias e metas voltadas à efetivação dos direitos das crianças na primeira infância, reconhecendo o PMPI como instrumento essencial de planejamento, gestão e monitoramento das políticas públicas, com foco em garantir uma infância mais protegida, saudável e com oportunidades reais de desenvolvimento integral.
A secretária municipal de Assistência Social, Verônica Macedo, ressaltou a relevância do momento.“Essa reunião é um passo essencial para que o município avance na construção de um plano que priorize as nossas crianças, garantindo um futuro melhor desde os primeiros anos de vida. A articulação entre os setores e o apoio técnico da GPDI fortalecem esse processo e mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
Durante o encontro, o município também demonstrou interesse em aderir ao Selo UNICEF, uma iniciativa internacional que reconhece e estimula o compromisso dos municípios com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A adesão ao Selo reforça o empenho da gestão municipal na implementação de políticas públicas inclusivas, equitativas e baseadas em evidências, promovendo o engajamento comunitário e a atuação intersetorial em prol da infância.
A reunião marca um avanço significativo na consolidação de uma agenda municipal comprometida com a primeira infância, reafirmando o papel de Tocantinópolis na promoção e defesa dos direitos das crianças, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o PNPI.
Presenças
Estiveram presentes no encontro a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis, Lívia Vasconcelos; o tenente da Polícia Militar, Sebastião Miranda, que no ato representou o Major Abreu; a secretária da Educação, Marly Fonseca; a representante da juíza Cirlene Maria Oliveira, Paulete Queiroz; o representante da promotora Kamilla Naiser Filipowitz, Antônio Neuzir; a representante da Superintendência Regional da Educação, a psicóloga Jhennifer Fernandes; e a enfermeira Aline Martins, que representou a secretária da Saúde, Conceição Farias.
Representatividade
Também fizeram presentes os representantes do Conselho Tutelar; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social; do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); do Programa Bolsa Família; e Programa Criança Feliz. (Dirceu Leno)
Deixe o seu Comentário