O município de Tocantinópolis deu um passo importante na luta contra a fome e na promoção da alimentação saudável ao aderir oficialmente ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A adesão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 30 de junho, por meio da Resolução nº 9/2025, e representa um avanço nas políticas públicas voltadas à segurança alimentar no município.
Com a inclusão de Tocantinópolis, o Tocantins alcança a marca de 57 municípios integrados ao Sisan, número expressivo diante dos 18 que compunham o sistema até o início de 2022. A conquista reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar, o combate à fome e a participação social na formulação de políticas públicas.
Segundo a diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de Programas Especiais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Rosane Voltorini, a adesão é fruto de um esforço conjunto entre a Setas, a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/TO), o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/TO) e os municípios parceiros.
A entrada no Sisan permite que Tocantinópolis estruture seu conselho municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolva planos próprios, crie instâncias intersetoriais de gestão, além de possibilitar o acesso a capacitações, apoio técnico e recursos federais para fortalecer suas ações na área.
Para ampliar ainda mais os avanços, a partir do segundo semestre de 2025, a Setas iniciará uma série de capacitações voltadas aos conselhos municipais do Sisan. Os municípios interessados devem solicitar formalmente à secretaria por meio do e-mail: [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (63) 3027-1818.
Deixe o seu Comentário