A Gestão Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) homenageou nesta quinta-feira, 15, o defensor público aposentado Antônio Clementino Siqueira e Silva. A placa de homenagens que o define como “ícone da Defensoria” foi entregue pelo 2º subdefensor público-geral do Tocantins, Danilo Frasseto Michelini, durante solenidade no auditório da sede de atendimentos da Instituição em Palmas, com a presença de defensoras(es), servidoras(es) e familiares.
“Ainda que aposentado, a Defensoria Pública continua sendo a casa do senhor Clementino e recebê-lo de volta é um motivo de muito orgulho, ainda mais para reconhecer todo o trabalho que ele fez na região de Tocantinópolis, Araguaína, Bico do Papagaio, construindo a Defensoria Pública na região norte do estado do Tocantins. É um legado muito importante. Então fica aqui nosso agradecimento a toda a sua trajetória na nossa casa”, disse o defensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, que não pode permanecer em toda a solenidade, mas recebeu Antonio Clementino em sua chegada à Defensoria Pública.

A homenagem concedida ao Defensor Público é um reconhecimento aos 17 anos de trabalho prestados por Antonio Clementino à Defensoria Pública do Estado do Tocantins, que ingressou na carreira em 15 de agosto de 1994 e atuou em 16 comarcas, até a sua aposentadoria em 2011.
Na ocasião, o corregedor-geral da DPE-TO, Neuton Jardim dos Santos, também participou da homenagem, prestigiada por defensoras e defensores públicos, pelos filhos do homenageado, Bianca e Ronan, entre outros convidados.

“Estou com 84 anos, mas ainda hoje consigo fazer uma audiência. Só saí da Defensoria Pública porque a lei disse que com 75 anos eu não poderia mais atuar, mas eu dediquei a minha vida toda pela Instituição e até hoje a minha luta é pela Defensoria Pública e pelos assistidos da Defensoria”, disse Clementino, que na ocasião relembrou de vários momentos de atuação pela Defensoria Pública do Tocantins em um discurso que já lhe é peculiar: com autenticidade, humor e muita personalidade. “Não é à toa que me chamam e ícone”, destacou.

A solenidade faz parte da programação especial da Defensoria Pública em maio, mês em que se comemora o Dia da Defensoria Pública e Dia de Defensoras e Defensores Públicos, Servidoras e Servidores da Instituição, data celebrada anualmente no dia 19 de maio.


Deixe o seu Comentário