Com objetivo de ofertar atendimento acessível, humanizado e respeitoso aos povos originários, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), entre os dias 19 e 20 de maio, a ação Saúde Indígena. A mobilização coordenada pelo Programa Diversidade na Saúde (PDS) segue as diretrizes do Sistema do Único de Saúde (SUS). Na ocasião, todos os profissionais do hospital foram capacitados e escutados.
“Na oportunidade deste evento tivemos rodas de conversas importantes com cada setor assistencial dentro da unidade, onde cada servidor pôde se expressar nas dificuldades e particularidades durante o atendimento a pacientes indígenas. Na ocasião, também trouxeram sugestões pertinentes para melhoria na assistência destes, visando sempre garantir o respeito, a segurança e a saúde dos nossos povos originários”, afirmou a diretora-geral, Vilma Jovino.

O coordenador do PDS/SES-TO, Francisco de Assis Neves Neto destacou que, “discutimos com as equipes multiprofissionais do hospital as possibilidades de melhorias no que tange à saúde da população indígena no Estado do Tocantins. Sabemos dos desafios, um deles é a questão do choque cultural, por isso nós não indígenas precisamos compreender as culturas para poder garantir o atendimento humanizado, como preconiza o SUS. Conhecer a cultura do outro só enriquece aquele profissional que está ali para atender”.

“Passar esses dois dias dialogando com esses trabalhadores, conhecendo a realidade, as dificuldades que eles têm frente à cultura do outro, é muito importante para a gente enquanto Secretaria Estadual da Saúde. Nós percebemos que a maior dificuldade é a questão linguística e cultural, a compreensão da linguagem. Nós, não indígenas, falamos com o indígena e não percebemos que aquela comunicação às vezes está sendo perdida porque não existe a compreensão de termos técnicos ou de algumas palavras. Então discutir essa possibilidade dentro do programa de diversidade da SES-TO é muito importante para o SUS do Tocantins”, completou o coordenador.
Deixe o seu Comentário