Com objetivo de promover desenvolvimento integral da criança e apoio à saúde da mulher, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou entre os dias 25 a 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), a capacitação em “Manejo do Aleitamento Materno”, destinada para os profissionais da Atenção Primária e Atenção Hospitalar dos municípios de Augustinópolis e Tocantinópolis.
A ação foi coordenada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS); Diretoria de Atenção Primária (DAP); Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários (GAECP); Área Técnica de Saúde da Criança e Rede Alyne da SES-TO. A gestão do HRAUG e Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis (Semus/Augustinópolis) foram parceiras da capacitação, reafirmando o compromisso conjunto com a qualificação das equipes e o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde.
Segundo a profissional da Área Técnica Saúde da Criança da SES-TO, Ângela Soares, “a capacitação faz parte da programação da campanha agosto dourado, mês dedicado à intensificação das ações de incentivo à amamentação, considerado símbolo da luta pelo aleitamento materno como base da vida. Por meio de iniciativas como esta, o Governo do Tocantins reforça sua política de cuidado com a primeira infância e a importância da atuação intersetorial para a melhoria dos indicadores de saúde materno-infantil em todo o estado”.
A capacitação teve como facilitadora a nutricionista e coordenadora da Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins (rBLH/Tocantins), Walkíria Pinheiro. “A capacitação do aleitamento materno foi muito importante, compartilhamos conhecimentos técnicos, boas práticas voltadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e ações fundamentais para a saúde e o desenvolvimento integral da criança”.
“Com esse curso, esperamos que os participantes estejam preparados e seguros para oferecer uma assistência de qualidade a toda mulher que precisar de orientação e apoio na amamentação”, afirmou a profissional da Área Técnica Rede Alyne, Thaís Sales.
O secretário Municipal de Saúde de Augustinópolis, Yatha Anderson Pereira Maciel afirmou que, “a formação em aleitamento materno para profissionais de saúde do município de Augustinópolis, foi de suma importância para a qualificação da assistência desde o pré-natal até o pós-parto, assegurando que as mães recebam as informações corretas e o apoio necessário. Oportunidade de ampliar o conhecimento e as habilidades das equipes na promoção da saúde infantil e consequentemente na redução da mortalidade. Isso contribui diretamente para o aumento da taxa de aleitamento materno exclusivo, tendo um impacto significativo na saúde das crianças. Desde já, agradecemos a parceria da Secretaria de Estado da Saúde pela oportunidade de realizar esse curso em nosso município”.
Segundo a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, “este curso de atualização sobre o manejo da amamentação acontece em um momento de grande relevância, no qual estamos empenhados continuamente em aprimorar a qualidade de nossos serviços. Nesse processo, o apoio à mãe e ao bebê por meio de orientações adequadas sobre o cuidado e a importância do aleitamento materno, é fundamental para garantir que essa fase seja vivenciada de forma prazerosa, segura e acolhedora. Nosso compromisso é assegurar que cada mãe se sinta apoiada e fortalecida para superar as dificuldades, desfrutando de uma experiência de amamentação sem dor, permeada de cuidado e afeto”.
“Esse foi um curso que transformou o cuidado em vidas, modificou a nossa visão e maus hábitos rotineiros. Foi uma experiência incrível, me sinto privilegiada por ter tido a oportunidade de participar, foi um grande aprendizado”, afirmou a técnica em enfermagem do HRAUG, Márcia Maria Azevedo Pereira.


Deixe o seu Comentário