Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Seção Araguatins do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), participou do Grupo de Trabalho sobre Carreira (GT CARREIRA) em Brasília, representada pela Coordenadora Geral – TAE Márcia Amado e o sindicalizado Fredson Amaral. A equipe esteve envolvida em debates cruciais para o desenvolvimento de propostas voltadas para a Regulamentação da Atividade Docente (RAD), que tem o objetivo de substituir as Portarias do MEC nº 750/2024, nº 983/2020 e nº 17/2016.
Durante o evento, o foco esteve nas melhorias e nas adequações necessárias para a implementação de uma nova regulamentação que atenda de forma mais precisa as necessidades do corpo docente. As propostas discutidas pela equipe de Araguatins foram compartilhadas com outros representantes, visando um consenso que beneficie todos os envolvidos na área de educação.
Além da RAD, Márcia Amado e Fredson Amaral também se envolveram nas contribuições relacionadas ao Reconhecimento de Saberes e Competências para Técnicos Administrativos em Educação (RSC-TAE). Neste ponto, sugeriram adendos importantes às seis diretrizes que compõem a estrutura do RSC-TAE. As sugestões apresentadas pela Seção Araguatins foram:
. Experiência e/ou atuação na área
. Representações
. Gestão e assessoramento
. Desenvolvimento continuado e educação formal
. Desenvolvimento de apoio ao ensino, pesquisa, extensão, inovação, gestão e assistência
. Prospecção, promoção e difusão de conhecimento
Essas contribuições foram registradas e serão sistematizadas pela Comissão Nacional de Supervisão do SINASEFE (CNS-SINASEFE), que terá a responsabilidade de analisar as propostas e submetê-las ao GT RSC-TAE da Comissão Nacional de Supervisão dos Cargos e Carreiras dos TAEs (CNSCCTAE) para consideração futura.
A presença da Seção Araguatins no GT CARREIRA reforça o comprometimento com a valorização e o aperfeiçoamento das regulamentações que impactam diretamente a vida profissional dos trabalhadores da educação, tanto docentes quanto técnicos administrativos, e demonstra a importância do trabalho colaborativo para o fortalecimento das pautas sindicais.