A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), comemora 37 anos de atuação com resultados expressivos no Registro Empresarial. O crescimento histórico de 20,67% na abertura de empresas, registrado até janeiro de 2026, também reflete diretamente nos municípios do Bico do Papagaio, com destaque para Araguatins, Augustinópolis e Tocantinópolis, que apresentam números relevantes de empresas formalizadas.
Dados da Jucetins apontam que o Tocantins conta atualmente com 236.188 empresas ativas, distribuídas entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e empresas de médio e grande porte. Desse total, 124.485 são MEIs, 85.189 Microempresas, 11.800 Empresas de Pequeno Porte e 14.714 empresas que não se enquadram no Simples Nacional.
No Bico do Papagaio, os indicadores reforçam o crescimento econômico regional. Araguatins registra 2.922 empresas ativas, seguida por Augustinópolis, com 2.134, e Tocantinópolis, com 2.098 empreendimentos formalizados, demonstrando o fortalecimento do empreendedorismo e a geração de oportunidades nesses municípios.
Segundo o vice-presidente da Jucetins, pastor Wesley Lemos, os números refletem a diversidade dos segmentos econômicos e o papel das empresas no desenvolvimento do estado. “Esses dados evidenciam como o ambiente de negócios no Tocantins tem se fortalecido, alcançando todas as regiões, inclusive o Bico do Papagaio, com impacto direto na geração de emprego e renda”, destacou.
Serviços lideram atividade econômica
Entre os setores econômicos, o de serviços concentra a maior parte das empresas ativas no Tocantins, representando 43,1%, seguido pelo comércio (36,6%) e pela indústria (20,3%). Para o coordenador do Simplifica Tocantins da Jucetins, Rubens Santos, esses segmentos são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.
“A formalização empresarial representa mais emprego, renda e segurança jurídica, fortalecendo a economia local e regional”, explicou.
Crescimento histórico e agilidade
De acordo com o diretor de Registro Mercantil da Jucetins, Joristé Coelho, a autarquia tem se consolidado como ferramenta estratégica para a melhoria do ambiente de negócios no estado. “De janeiro a dezembro de 2025, foram formalizadas 32.712 novas empresas, frente a 27.109 em 2024, o que representa um crescimento histórico de 20,67%, resultado positivo para o Governo do Tocantins e para todas as regiões do estado”, afirmou.
O Tocantins também se destaca nacionalmente pela agilidade na abertura de empresas. Conforme ranking da Receita Federal, o estado figura entre os mais rápidos do país, sendo o mais ágil da Região Norte. Em 2025, o tempo médio de análise dos processos pela Jucetins foi de 2 horas e 38 minutos, com registros realizados em poucos minutos.
Essa eficiência é resultado da utilização da plataforma Simplifica Tocantins, integrada à Redesim, que permite a abertura, alteração e baixa de empresas de forma digital, beneficiando empreendedores de todo o estado por meio do site www.simplifica.to.gov.br.
Tradição e modernização
Criada em 1989, a Jucetins acompanha a história econômica do Tocantins desde a fundação do estado. Ao longo de 37 anos, passou por um processo contínuo de modernização, migrando do sistema em papel para um modelo 100% digital, garantindo mais segurança jurídica, eficiência e qualidade nos serviços prestados.
Para o servidor pioneiro Erlan Milhomem, que atua há 37 anos na instituição, a evolução representa um marco histórico. “Foram muitas mudanças que facilitaram a vida dos servidores e dos usuários, contribuindo para a qualidade e a eficiência dos serviços públicos”, ressaltou.
A gerente de Registro Mercantil da Jucetins, Cleci Cassol, destacou que a equipe analisa, em média, 300 processos por dia, assegurando legalidade, agilidade e confiabilidade no registro dos atos empresariais em todo o Tocantins.







Deixe o seu Comentário