
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Itaguatins lançou, nesta terça-feira (29), campanha de prevenção ao sarampo que visa conscientizar a população sobre a importância da imunização e atualização do esquema vacinal de crianças, adolescentes e adultos, especialmente aqueles que não foram vacinados ou que estão com a carteira de vacinação incompleta.
“O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosamente, e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção”, orienta a secretária municipal de Saúde de Itaguatins, Karlen Guerra, que reforça importância da vacina tríplice viral como medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.
A secretária assinala que na próxima quinta-feira (31), das 07h às 13h, será realizada campanha de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jari Xavier, localizada no P.A Reis, zona rural de Itaguatins. “A comunidade pode se dirigir a unidade de saúde levando o CPF, cartão do SUS e carteirinha de vacinação em mãos”, orienta.
SARAMPO
O sarampo é transmitido de pessoa para pessoa através do contato com secreções respiratórias no qual o vírus pode ser eliminado ao tossir, espirrar ou falar. Após a transmissão, os sintomas costumam aparecer entre 7 e 21 dias. A pessoa infectada pode transmitir o vírus desde seis dias antes até quatro dias depois do surgimento das manchas vermelhas na pele.
Para aqueles que forem viajar, é necessário atualizar a caderneta de vacinação pelo menos 15 dias antes do embarque. Os viajantes que apresentarem febre e exantema (erupção cutânea) até 21 dias após o retorno devem evitar contato com outras pessoas, procurar atendimento médico imediato e informar seu histórico de deslocamento ao profissional de saúde.
SINTOMASDO SARAMPO
. Sintomas iniciais (fase prodrômica)
. Febre alta (até cerca de 40°C) • Tosse seca persistente
. Coriza (nariz escorrendo ou congestionado)
. Conjuntivite (olhos avermelhados e lacrimejantes)
. Mal-estar geral, falta de apetite, dor de garganta, fotofobia
. Após 2-3 dias surgem os sinais de Koplik: pequenas manchas brancas na mucosa bucal com halo vermelho
. Sintomas após 3-5 dias (fase exantemática)
. Manchas vermelhas (exantema) iniciam no rosto e atrás das orelhas e se espalham ao tronco e membros
. Febre e sintomas respiratórios podem se agravar
Complicações possíveis
. Pneumonia, diarreia, otite média (mercê de surdez potencial), encefalite e panencefalite esclerosante subaguda (rara, tardia)
. Em crianças desnutridas e pessoas imunossuprimidas, risco de morte pode chegar a 10%.
Deixe o seu Comentário