O Instituto Aço Cearense, braço social da SINOBRAS e da SINOBRAS Florestal, empresas do Grupo Aço Cearense, desenvolve um importante trabalho na área social, apoiando entidades do terceiro setor há 15 anos, nos estados do Pará, Tocantins e Ceará, onde as empresas do Grupo estão localizadas. Nos dias 19 e 20 de maio, o Instituto realizou oficinas de Saboaria Ecológica para mulheres que fazem parte de instituições já apoiadas pela entidade e que moram em Marabá (PA) e São Bento (TO).
A oficina é um projeto de cunho socioambiental, tendo como objetivo contribuir para o empoderamento e autonomia feminina nas comunidades com vulnerabilidade social, além de trabalhar a conscientização ambiental no grupo de mulheres e também gerar renda. Em Marabá, cerca de 20 mulheres que fazem parte da ONG Obra Kolping participaram da capacitação. Já em São Bento, as participantes foram as mães das crianças do Projeto Movimente-se, além da comunidade que se interessou em conhecer mais sobre o assunto. As oficinas contaram com a expertise da Patricia Gomes, facilitadora da Saboaria Ecológica.

Antonia Gomes participou da oficina e destacou: “Aprendi a fazer sabão líquido, sabão em pó, sabão em barra e sabão em pasta. Foi um sucesso esse aprendizado e eu gostei muito! Quero agradecer por essa maravilhosa oportunidade, foi uma das primeiras, e a gente vai dar seguimento com fé em Deus!” Luciana Rabelo, coordenadora do Instituto Aço Cearense, ressaltou a importância do momento: “A matéria-prima para a confecção dos produtos da nossa oficina é o óleo, que é um dos maiores poluidores da água. Para termos noção, um litro de óleo pode contaminar 20.000L de água, além de entupir tubulações das nossas casas ou comércios. Com o descarte desse resíduo de forma correta, é possível a criação do sabão artesanal e é exatamente aí onde entra o Instituto como apoiador da oficina. Nossa capacitação ensina a reutilizar o óleo e também dá dicas de como gerar renda para essas mulheres”.

Ela explicou ainda: “Esse sabão produzido na nossa oficina evita a poluição do meio ambiente, é um produto de ótima qualidade, gera renda e é 100% biodegradável, ou seja, não polui a natureza porque sua composição química perde a nocividade após o contato com as propriedades da água corrente”, ressaltou a gestora.



Deixe o seu Comentário