O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), realiza na quarta-feira, 2 de abril, a primeira etapa da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT) em Augustinópolis. Os interessados em participar podem fazer as inscrições no link.
A 4ª CESTT tem os objetivos de fortalecer o debate e avançar na garantia de direitos no campo da saúde, segurança do trabalhador e da trabalhadora; e permitir que a população contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.
A proposta do evento é avaliar e estabelecer diretrizes para as políticas de saúde, visando assegurar um ambiente seguro e digno para os trabalhadores. Os eixos, política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; novas relações de trabalho e seus impactos na saúde, e a participação popular e controle social na saúde dos trabalhadores serão abordados durante o evento.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destaca que a participação da população é muito importante nas discussões. “A conferência norteará os gestores a entenderem as necessidades dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]. Isso é fundamental para direcionarmos as políticas públicas visando à valorização profissional dos servidores e também ofertar um atendimento cada vez mais preciso à população”, pontua.
O presidente do CES/TO, Raimundo de Sousa Morais, ressalta que a conferência é um evento inclusivo e reforça a importância da contribuição popular. “A conferência é aberta a todos os trabalhadores, gestores, secretários municipais, usuários do SUS e a comunidade em geral. A participação de todos é fundamental para debatermos políticas públicas e direcionar as ações de governo para efetivação do acesso à saúde no SUS”, salienta.
A realização do evento também conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO); da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (Sems/TO) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Cronograma da 4ª CESTT
Etapas macrorregionais:
– Augustinópolis (2 de abril);
– Araguaína, (4 de abril);
– Gurupi (6 de maio);
– Dianópolis (8 de maio);
– Paraíso do Tocantins (13 de maio).
Etapa estadual:
– Palmas (10 e 11 de junho), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
Etapa nacional:
– Brasília/DF, (18 a 21 de agosto), no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
Programação em Augustinópolis
Às 7h30 – Credenciamento e acolhimento;
Às 8 horas – Coffee break;
Às 8h30 – Mesa de abertura;
Às 9 horas – Exibição do vídeo da 5° Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Produção da CGVISAT/MS;
Às 9h15 – Mesa-redonda – Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano;
Às 10h50 – Debate;
Às 11h55 – Orientações sobre a divisão em grupo;
Às 12 horas – Intervalo;
Às 13h30 – Trabalho em grupo (por eixo até cinco propostas);
Às 15 horas – Plenária final;
Às 16 horas – Eleição dos delegados;
Às 18 horas – Encerramento.
Deixe o seu Comentário