Com o intuito de combater a pesca ilegal e garantir a preservação dos peixes em período de reprodução, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, na segunda-feira, 16, mais uma etapa da Operação Piracema na região do Bico do Papagaio. Iniciada no dia 10 de dezembro, ação resultou na apreensão de 100 metros de redes de pesca e uma tarrafa.
A operação contou com duas equipes que realizaram fiscalizações estratégicas tanto no lago da Usina Hidrelétrica de Estreito, abrangendo as cidades de Filadélfia e Babaçulândia, quanto no rio Tocantins, nos municípios de São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito e São Sebastião do Tocantins, na divisa com o Maranhão.
Na ocasião, as equipes atenderam denúncias de práticas irregulares e promoveram ações de sensibilização ambiental nas comunidades ribeirinhas. Os agentes reforçaram a importância da preservação dos recursos naturais e explicaram as restrições legais aplicáveis ao período de defeso, como forma de proteger as espécies aquáticas.
O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou a importância da Operação Piracema para a preservação ambiental. “Esse é um período crítico para a reprodução dos peixes, e nossas ações são voltadas não apenas para coibir infrações, mas também para conscientizar as comunidades ribeirinhas sobre a necessidade de proteger os ecossistemas aquáticos. É fundamental que a população compreenda que respeitar as normas ambientais é uma responsabilidade compartilhada, que garante a sustentabilidade da atividade pesqueira e a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações”, afirmou.
Cândido José ainda reforçou o papel da denúncia no combate às práticas ilegais. “A participação da sociedade é essencial. Recebemos diversas denúncias que nos ajudam a agir de forma direcionada. Por isso, pedimos que, ao identificar qualquer irregularidade, a população entre em contato com os canais oficiais do Naturatins. Juntos, podemos assegurar o equilíbrio ambiental e proteger o patrimônio natural do Tocantins”, concluiu.
Denúncias
O Naturatins conta com o apoio da comunidade para combater crimes ambientais e preservar os recursos naturais do Estado. Para isso, disponibiliza os canais de denúncias, com atendimento de segunda a sexta-feira, durante expediente do serviço público estadual do Tocantins.
As ocorrências podem ser registradas por meio do telefone Linha Verde 0800 063 11 55, de mensagem pelo Verde Zap (63) 99106-7787, e via internet, no Portal de Serviços do site do Instituto (www.naturatins.to.gov.br).
Materiais apreendidos
Os materiais recolhidos foram encaminhados à sede da Diretoria Regional do Naturatins em Araguaína para os devidos procedimentos.








Deixe o seu Comentário