A Sofia tem 10 anos e está no terceiro livro publicado. Desta vez, ela lançou “A primeira vez que lancei o foguete”, uma experiência pessoal vivenciada pela autora. “Ele fala sobre um projeto que eu participei. No dia de montar o foguete fiquei muito doente e não consegui participar, mesmo assim minhas amigas deixaram eu participar do lançamento [do foguete]. Foi um dia muito especial. Ficamos em terceiro lugar”, relata a autora mirim.
Assim como Sofia Santos Araújo, do 5º ano, outros 239 autores mirins publicaram e lançaram seus livros dentro do projeto Estante Mágica, promovido pela Escola Arte de Crescer (EAC), em Araguatins. Os pequenos autores vão desde as turmas de Baby Class até o 5º ano do ensino fundamental. Na noite desta terça-feira, 29, eles participaram da Noite de Autógrafos ao lado dos familiares.
A dona Eliã Almeida foi prestigiar o lançamento do livro “Minhas aventuras na escola”, escrito e ilustrado pela pequena Rízia Almeida Lopes, do 1º ano do ensino fundamental. A mamãe não escondeu o orgulho da filha e parabenizou a EAC pela iniciativa.
“Para mim, é uma alegria muito grande presenciar esse momento, ver o desenvolvimento dela e a escola com esse projeto, sabe? Fazendo com que ela desenvolva ainda mais habilidades que muitas vezes nem imaginamos. Já despertando nela, nesse mundo tão digital, o contato com a escrita e com a criação desde cedo. É muito bom ver isso acontecendo”, comentou a mãe da Rízia.
Processo criativo
Todos os autores mirins que participaram do projeto foram orientados por suas professoras, convidados a mergulhar nas suas próprias histórias e aventuras. Para a professora Marlucia Vieira Vaz, “é um projeto que desenvolve o protagonismo infantil nas crianças. Um dos pilares é justamente eles poderem se expressar por meio das palavras e dos desenhos. É muito interessante porque eles mesmos fazem as ilustrações, e tudo isso acontece em aula, com o acompanhamento do professor. Eu acredito que isso desperta cada vez mais a vontade de serem autores e estrelas literárias, pois, a partir do primeiro livro, surge uma vontade ainda maior de produzir muitos outros”, avaliou a pedagoga.
A noite de autógrafos foi apresentada de maneira muito especial pelas alunas Ágatha Emanuelly da Silva Queiroz e Maria Isabelle Nobrega de Lima, autoras dos livros “A escola dos sonhos” e “Fragmentos do tempo: queridas memórias”, respectivamente, oportunizando o desenvolvimento de habilidades diversas, uma das prioridades da EAC.
A diretora Ana Paula Araújo, “Estante Mágica é um projeto lindo, repleto de recordações valiosas para professores, pais e alunos. Ele estimula a leitura e oferece às crianças uma pausa das telas, o que é especialmente importante neste mundo tão digital em que vivemos. Aqui na EAC, temos o compromisso de não só realizar a formação acadêmica em sala de aula, mas também de estimular o desenvolvimento das competências socioemocionais dos nossos alunos”, discursou a gestora.