Para fortalecer a regulação das portas de entrada e internações nas unidades hospitalares, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) capacitou, nesta segunda-feira, 20, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), profissionais e servidores do Núcleo Interno de Regulação (NIR). A ação integra o Projeto de Regulação das Portas de Entrada e Internações, e faz parte do cronograma de atividades definido em reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e das Comissões Intergestores Regionais (CIRs).
Entre as temáticas abordadas no curso estão a Carta de serviços por Região de Saúde; Portaria nº 279 – Protocolo Estadual de Referência e Contrarreferência de Urgência e Emergência; Introdução ao processo regulatório da Urgência e Emergência; Ferramentas do Sistema SERII; Classificação de risco; Protocolo Vaga Zero; Estruturação do Complexo Regulador; Atribuições do NIR e do médico regulador; Critérios de transferência e de pacientes de “porta aberta”.
Segundo a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, “essa Capacitação tem uma relevância enorme considerando o volume de atendimentos ofertados no hospital, sendo um espaço onde tem sido discutido o acesso dos usuários do SUS aos serviços ofertados, de forma integral e organizada, buscando melhorar uso dos recursos e alinhamento dos fluxos de atendimentos de urgência e emergência”.
A gerente de Regulação de Leito da SES-TO, Pollyana de Souza Carvalho explicou que, “durante a capacitação são abordados temas fundamentais para o aprimoramento da assistência e do fluxo regulatório no estado, garantindo uma regulação mais ágil e eficiente no atendimento aos pacientes em situação de urgência e emergência”.
“Participar dessas capacitações não é apenas um ato de responsabilidade com o nosso trabalho, com nossos colegas e, principalmente, com os pacientes que dependem do nosso atendimento. Cada novo aprendizado contribui para que eu exerça minhas funções de forma mais técnica, segura e integrada, garantindo que o processo de regulação, a gestão de leitos e a comunicação entre setores ocorram de maneira ágil e eficiente”, relatou o médico e coordenador do NIR do HRAUG, Wanderlan Leão.
Deixe o seu Comentário