A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo da Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPagra), esteve na quarta-feira, 9, no assentamento Padre Josimo, município de Carrasco Bonito, na região do Bico do Papagaio, a fim de ouvir as demandas das famílias acampadas no local e atualizar as ações de enfrentamento dos conflitos agrários na região.
O atendimento, realizado pela a coordenadora do DPagra, defensora pública Kenia Martins Pimenta Fernandes, que estava acompanhada do assessor do DPagra, Diego Panhussati; e pelo o servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), engenheiro agrônomo Geraldino Gustavo Queiroz Teixeira, teve como principal objetivo ouvir as demandas da comunidade e realizar uma vistoria conjunta.

“A visita da Defensoria ao Assentamento Padre Josimo reforça o compromisso da instituição em garantir os direitos fundamentais das famílias acampadas, promovendo a justiça e a dignidade para aqueles que, historicamente, enfrentam desafios relacionados à posse da terra e aos direitos humanos”, destacou a coordenadora do DPagra, defensora pública Kenia Martins.

Conflito
Segundo o DPagra, o conflito na área iniciou em 2017, quando o gado de uma fazenda particular ultrapassou a cerca de divisa com o Assentamento , resultando na destruição das lavouras das famílias. O incidente gerou duas ações judiciais: a ação de obrigação de fazer e a demanda possessória de interdito proibitório.


Deixe o seu Comentário