Nos dias 9 e 10, as cidades de Buriti do Tocantins e São Bento do Tocantins foram, respectivamente, palco de uma grande mobilização em defesa dos direitos das mulheres, com a realização de importantes projetos do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher): Abraçando a Mulher Idosa, Feminicídio Zero, Nenhuma Faltando e Tocantins Sem Misoginia. As ações foram desenvolvidas pela equipe técnica da Diretoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (DEVIM) da SecMulher, com o apoio da prefeitura municipal e a participação de diversas entidades parceiras.
A diretora da DEVIM, Áurea Maria Matos, destacou a importância de levar os projetos da SecMulher nos municípios e reforçar o compromisso com a proteção e o cuidado com as mulheres. “Essas ações representam a materialização do nosso compromisso com a vida e a dignidade das mulheres tocantinenses, em todas as fases da vida. Estar em Buriti do Tocantins e São Bento com os projetos é reafirmar que o enfrentamento à violência precisa ser feito com presença, escuta e articulação. Cada atividade realizada, cada diálogo construído, é um passo a mais na consolidação de uma rede de apoio forte, acolhedora e atuante. o papel da SecMulher é justamente esse: garantir que nenhuma mulher esteja sozinha diante da violência“, enfatizou a diretora.
O projeto Abraçando a Mulher Idosa levou acolhimento, escuta ativa e momentos de bem-estar às mulheres da terceira idade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a autoestima, oferecer suporte emocional e prevenir a violência doméstica. Durante a programação, as participantes puderam contar com rodas de conversa e palestras especialmente voltadas às suas vivências, sempre respeitando os seus interesses e particularidades.
Já o projeto Tocantins Sem Misoginia reforçou o compromisso com a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher em todas as suas formas. A proposta é mobilizar diversos setores da sociedade, promovendo um ambiente de conscientização e respeito por meio de campanhas educativas, rodas de conversa e articulação com escolas, instituições públicas e sociedade civil.

Com o projeto Nenhuma Faltando, a SecMulher deu mais um passo na organização da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Em diálogo com os órgãos locais, foram iniciadas ações para formalização da rede no município, construção de protocolos de atendimento e elaboração de um fluxograma para garantir um acolhimento eficiente e humanizado às vítimas.
Encerrando a programação nos municípios, a ação Feminicídio Zero levou informação sobre o tema, ampliando o acesso a serviços de denúncia, acolhimento e proteção. No município de Buriti do Tocantins, a mobilização ocorreu no Estádio Pedro Amorim, durante o jogo do Copão Tocantins de Futebol Amador, envolvendo a comunidade, jogadores e os principais parceiros da rede de atendimento local.

A mobilização, nos dois municípios contou, com a participação de diversas instituições, entre elas a Prefeitura Municipal, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Câmara Legislativa, Secretaria Municipal de Administração, além de movimentos sociais e membros da sociedade civil.


Deixe o seu Comentário