
Em Sessão Solene alusiva ao Dia da Mulher na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), nesta quinta-feira, 5, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), prestou homenagem à prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, e à cantora, compositora e empreendedora cultural Núbia Dourado. Durante a entrega, o presidente ressaltou que ambas representam as mulheres tocantinenses, “cheias de garra e que fazem história no Tocantins”.
Para o chefe do Legislativo, a sessão solene promovida pela Assembleia reforça o compromisso das instituições com a defesa dos direitos das mulheres. “Esta Sessão Solene reúne todos os Poderes para atuarmos juntos na proteção e no resguardo aos direitos das mulheres. Na Assembleia é onde as leis são criadas e o futuro começa. Por isso, nesta data, renovamos nosso compromisso com todas as tocantinenses”, explicou.
Durante a cerimônia, Amélio Cayres também se emocionou ao prestar uma homenagem simbólica especial à esposa, Geneci Almeida, representando ainda a filha, Fiamma Cayres; a sogra, dona Generosa; e sua mãe já falecida, Maria Cayres de Almeida, carinhosamente chamada de dona Nenzinha.
“Aproveito esta ocasião para homenagear a mulher que me acompanhou a vida inteira, nos momentos bons e ruins, que é o grande amor da minha vida. E me lembro com carinho das mulheres que também me inspiram: minha filha, minha sogra e também a pessoa mais importante da minha vida, que foi minha mãe, eterna dona Nenzinha”, disse, visivelmente emocionado.
Perfil das homenageadas
Lucilene Brito é prefeita reeleita de Buriti do Tocantins, município localizado na região do Bico do Papagaio. Assistente social formada pela Eadcon/Unitins e servidora pública estadual, iniciou sua trajetória profissional como técnica de enfermagem no Hospital Regional de Augustinópolis, onde atuou por mais de uma década.
Em 2003, mudou-se para Buriti do Tocantins e passou a atuar na vida pública como primeira-dama do município, destacando-se pelas ações sociais. Em 2020, foi eleita prefeita com 57,36% dos votos. Sua gestão é marcada por ações voltadas ao fortalecimento da saúde, educação, infraestrutura, agricultura e assistência social.
Em sua fala, Lucilene destacou a importância da homenagem. “É uma homenagem muito significativa que vem empoderar não só a mim, mas a todas as mulheres, especialmente as da minha cidade de Buriti do Tocantins. Agradeço ao presidente Amélio pela iniciativa e pela homenagem”, afirmou.
Já Núbia Dourado é cantora, compositora, apresentadora, publicitária e empreendedora cultural, natural de Rio Sono, na região do Jalapão. Idealizadora do projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia e do Instituto Terra Dourada, atua no fortalecimento do empreendedorismo feminino e na valorização da cultura regional.
Ela também lidera iniciativas como a Semana Cultural do Jalapão e o Viola de Buriti do Jalapão.
Para Núbia, a homenagem representa todas as mulheres tocantinenses. “Agradeço ao presidente Amélio porque hoje aqui não é só eu, Núbia Dourado, recebendo esta homenagem, mas a mulher do Tocantins e do Jalapão. Estou aqui representando todas essas mulheres que muitas vezes não são vistas, cuja voz não chega. Essa homenagem é para todas elas”, destacou.








Deixe o seu Comentário