A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis realizou a Cerimônia do Internato da primeira Turma de Medicina (T1) na noite desta quinta-feira, 7, no auditório do Câmpus Augustinópolis, com a presença do reitor Augusto Rezende, bem como familiares, amigos, docentes, médicos receptores, autoridades convidadas e equipe administrativa da unidade.
O momento histórico marca o início do ciclo final da formação médica. Pelos próximos dois anos, os 27 acadêmicos internos de Medicina/Câmpus Augustinópolis, vão atuar em estabelecimentos de saúde de oito cidades da região do Bico do Papagaio: Augustinópolis, Araguatins, Axixá, Sítio Novo, Carrasco Bonito, Praia Norte, Buriti do Tocantins e Sampaio.
Durante seu discurso, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou a confiança na formação ofertada gratuitamente pela Unitins. “Tenho certeza que vocês possuem uma básica sólida para iniciar o internato. A cada semestre vocês passaram por uma gama de conteúdos difíceis, se dedicaram aos estudos e à pesquisa, com conteúdos bem trabalhados, com professores excelentes, superando todas as dificuldades possíveis. Uma palavra que marca a T1 é resiliência”, destacou.

A acadêmica interna Karinne Chaves, que veio do Goiás para estudar Medicina na Unitins, compartilhou o sentimento de ingressar no internato. “É o momento em que eu começo a consolidar minha identidade como médica, começo a construir minha identidade dentro da Medicina, definindo as formas como quero crescer profissionalmente. É, sobretudo, a consolidação de todo o aprendizado adquirido em sala de aula durante quatro anos”, afirmou.
Para a dona Dulce Chagas, do Pará, mãe da interna Hellen Chagas, a filha é uma guerreira. “Sempre foi uma boa filha. Ela é uma guerreira. Estou muito feliz por ela e por todos os colegas que participaram dessa trajetória junto com a Hellen”.
Natural do Acre, o interno Eduardo Guilherme Barros Pereira, também deixou sua família para realizar o sonho de ser médico e o internato, para ele, “é o momento onde se tem o poder de atuar nas práticas como um futuro médico. Temos mais autonomia e maior interação com o paciente”, explicou.
A cerimônia foi marcada por emoção, por representar o ápice da formação médica e a consolidação do curso de Medicina da Unitins no Bico do Papagaio e no Estado do Tocantins com a entrega dos primeiros internos.

O dispositivo de honra foi composto pelo reitor Augusto Rezende, pela diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, pelo coordenador de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Arthur Barros, pela coordenadora do internato de Medicina, Hellen Dayanne Pinheiro, pela diretora do Hospital Regional de Augustinópolis, Vilma Jovino e pela enfermeira Priscila Vanccin, representado o presidente do Conselho das Secretarias Municipais do Tocantins e secretário de saúde de Augustinópolis, Yatha Anderson Maciel.
A diretora do Hospital Regional de Augustinópolis, Vilma Jovino, assinalou o ganho para os serviços de saúde e para a comunidade com o início do internato. “Eu já participei de um processo como esse em outro momento e posso garantir a diferença que os internos fazem dentro dos estabelecimentos de saúde. Desejo muito sucesso e estou ansiosa para recebê-los”.
Para o coordenador do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, o médico Arthur Barros, “o internato é o momento de colocar em prática tudo aquilo que aprenderam, de afinar o olhar clínico, de desenvolver a sensibilidade para ouvir e acolher. É também a oportunidade de entender que o conhecimento técnico só tem sentido quando se alia à ética, ao respeito e à empatia pelo próximo”.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, lembrou dos momentos iniciais do curso e ressaltou a emoção de chegar, juntamente com os internos, a esse momento. “Lembro da carinha de vocês quando chegaram com muitas dúvidas, muitos medos, muitas colocações. Hoje, quando vejo fotos e vídeos dos atendimentos de vocês à comunidade, também sinto vontade de ser atendida, porque sei que aquelas pessoas estão recebendo tratamento humanizado e de excelência”.









Deixe o seu Comentário