Acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins se reuniram na noite da quinta-feira passada, 31 de outubro, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) com o objetivo de realizar uma assembleia geral para discutir a fundação do Diretório Acadêmico de Letras e Pedagogia (Datins). Estiveram presentes na reunião os líderes de turma que representam os estudantes das respectivas salas de aula.
Na oportunidade, os acadêmicos comentaram sobre a necessidade da criação do diretório acadêmico que irá representar e levar demandas dos estudantes do Câmpus Araguatins à universidade. Além disso, os líderes de turma assinaram um documento em apoio a criação do Datins.
“A reunião teve como objetivo informar os representantes de cada turma sobre a importância da formação do Diretório Acadêmico. Esse diretório é fundamental para representar os estudantes e levar adiante as demandas de cada curso. O objetivo central da criação é fortalecer a voz estudantil no Câmpus Araguatins. Histórias de grandes revoluções mostram que muitas delas começaram com organizações sociais e políticas, o que nos motiva a buscar e lutar pelos nossos direitos e anseios”, explicou a presidente do diretório e acadêmica do 4º período do curso de Letras, Bianca Gomes Portilho.
O diretório é composto totalmente pelos alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, tendo como presidente a acadêmica Bianca Gomes Portilho, vice-presidente Cristian de Sousa Barros, secretária-geral Estefany Duarte Oliveira, tesoureira-geral Hyorrane Brasil da Silva, diretora de cultura e eventos Leida Domingas Medrado Teixeira, diretora de comunicação Chaiene Silva Sousa, diretora de assuntos acadêmicos e movimento estudantil Maria Rita Sousa Batista, diretora de esportes Bianca Lima, diretora de ensino, pesquisa e extensão Laynne Beatriz Costa Morae e diretora de mulheres Jadyna Silva Ribeiro.