
Araguatins, no Bico do Papagaio, está entre os municípios contemplados no resultado final do Acesso IFTO 2026/1, divulgado na última quinta-feira, 8, pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A seleção utiliza a nota do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) e já está disponível para consulta na página oficial do processo seletivo: seja.ifto.edu.br/acesso-20261/.
Ao todo, o IFTO ofertou 1.244 vagas em 36 cursos superiores presenciais, distribuídos em dez unidades do estado, incluindo o Campus Araguatins, referência para estudantes da região do Bico do Papagaio. Também participam do processo os campi de Araguaína, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Porto Nacional.
O cronograma de matrícula dos candidatos aprovados está disponível na mesma página do processo seletivo, com datas e orientações específicas para cada campus. Em algumas unidades, o prazo para matrícula em primeira chamada teve início na sexta-feira, 9, enquanto em outras, como Araguatins, o procedimento ocorre nesta semana, conforme calendário oficial. O cronograma de matrícula também está disponível na página do seja.ifto.edu.br/acesso-20261/ (link direto para o documento).
O processo de matrícula varia de acordo com o campus, podendo ser realizado de forma presencial ou online, por meio do envio da documentação exigida por e-mail ou formulário eletrônico. Todas essas informações constam no cronograma divulgado pelo IFTO.
A documentação necessária para a matrícula está prevista no edital de abertura do Acesso IFTO 2026/1 e inclui:
I – uma foto colorida 3×4 cm recente;
II – Certidão de nascimento ou casamento;
III – Certificado escolar do ensino médio ou equivalente;
IV – Histórico escolar do ensino médio. (Aceita-se comprovante de solicitação do documento com prazo de 30 dias para entrega. Não exigido para certificação via ENEM/outros meios sem histórico);
V – Carteira de Identidade (ou outro documento oficial com foto e assinatura);
VI – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
VII – Título de Eleitor (para maiores de 18 anos);
VIII – Comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
IX – Documento de quitação com o serviço militar (para homens de 18 a 45 anos);
X – Comprovante de endereço residencial;
XI – Requerimento de nome social (se aplicável);
XII – Laudo médico detalhado com CID e CRM (para PcD, se aplicável).
Todas as informações sobre o Acesso IFTO 2026/1 podem ser consultadas na página do seja.ifto.edu.br/acesso-20261/.






Deixe o seu Comentário