Com o tema “Gestão Municipal e a Estruturação do Sistema Municipal de Cultura”, o projeto Rotas Culturais Tocantins foi realizado no dia 25 de abril, em Araguatins, na região do Bico do Papagaio. O encontro movimentou o Auditório da Prefeitura Municipal e reuniu representantes de comunidades tradicionais, artistas locais e autoridades para uma manhã de intenso diálogo e troca de experiências.
Promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins, com coordenação da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) e do Instituto ISCA, o evento teve como ministrante o músico e produtor cultural Diogo Jucá, que conduziu a roda de conversa abordando temas essenciais para a construção das políticas culturais nos municípios.
Diogo destacou a importância de discutir a criação do Conselho Municipal de Cultura, do Fundo de Cultura e do Plano Municipal de Cultura, além da adesão ao Sistema Nacional de Cultura. “Foi uma experiência muito rica, com um público engajado e comprometido em fortalecer a cultura local. Um dos pontos mais marcantes foi o espírito de união entre todos, demonstrando o desejo de construir uma política cultural democrática, estruturada e participativa em Araguatins” afirmou o palestrante.
O assessor metodológico do Regional Norte, Carmelio de Sousa Lima, também ressaltou a relevância do encontro. “A temática foi de suma importância para a região. Fomos muito bem recepcionados pelo secretário de Cultura, Getúlio Carneiro, que trouxe questionamentos muito pertinentes sobre elaboração de projetos e prestação de contas — questões totalmente alinhadas com o tema do encontro.”
Carmelio ainda destacou o perfil do público, formado por representantes quilombolas, artesãs e artistas musicais. “A abordagem foi direta, voltada para esse público prioritário. Retornamos extremamente satisfeitos e já com uma nova proposta: seguir dialogando e orientando o município nas questões das prestações de contas dos projetos, especialmente no que se refere à Lei Paulo Gustavo”.
A atividade integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), que vem sendo executado no estado do Tocantins por meio da FETAC, sob Coordenação Geral de Kaká Nogueira. Em Araguatins, o evento também contou com o apoio da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA) e da Prefeitura Municipal.

Deixe o seu Comentário