Uma atividade educativa realizada por acadêmicos do 2º período do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) levou, para participantes da Universidade da Maturidade (UMA), informações sobre o funcionamento do pâncreas e a importância da regulação da glicose. A ação aconteceu na segunda-feira, 10, no município de São Sebastião do Tocantins, como parte integrante do projeto “Fisiologia em Ação”, desenvolvido na disciplina de Fisiologia e Biofísica.
Com foco em entender o Diabetes e a Saúde Metabólica, a ação intitulada “Compartilhando Conhecimento com a Comunidade”, teve como objetivo promover a conscientização do público sobre o assunto, trabalhando de forma leve e descontraída. Os estudantes enfatizaram a importância de hábitos saudáveis na rotina, bem como riscos e desafios do Diabetes, que, se não tratado adequadamente, pode levar a complicações graves.
Ao todo, 36 pessoas participaram da atividade, que abordou de forma dinâmica e interativa, temas como hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e o papel da enfermagem na promoção da saúde metabólica.
A professora Hellyangela Bertalha Blascovich, responsável pela disciplina de Fisiologia e Biofísica, destacou a importância do projeto para a formação dos futuros enfermeiros. “A proposta do Fisiologia em Ação é aproximar o conteúdo teórico da prática social, permitindo que os acadêmicos compreendam como os conhecimentos de fisiologia se aplicam no cuidado integral à saúde. Além disso, é uma oportunidade de levar informação de qualidade à comunidade e incentivar o autocuidado”.
Ainda de acordo com a professora, a iniciativa reforça o compromisso com uma formação prática e humanizada, fortalecendo a integração entre universidade e comunidade e promovendo o aprendizado ativo e o compartilhamento de saberes.









Deixe o seu Comentário