Certos acontecimentos funcionam como rituais de passagem e há certos rituais que servem para simbolizar isso. Foi com o objetivo de marcar a passagem de calouros a veteranos do curso de Engenharia Agronômica, que o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguatins realizou a Cerimônia do Chapéu.
A cerimônia foi realizada na última sexta-feira, 25, no Auditório Pioneiros, e contou com a participação de 20 estudantes da turma 2024/1, além de familiares, amigos e servidores da instituição. A solenidade marca o comprometimento dos professores e acadêmicos na construção desta caminhada de cinco anos.
O chapéu, acessório que auxilia na proteção solar muito utilizado pelas pessoas que trabalham em campo, foi o escolhido para simbolizar a iniciação acadêmica para estudantes de Agronomia. Durante a cerimônia, cada estudante recebeu um chapéu de seu padrinho ou madrinha, simbolizando a consolidação da vida acadêmica.
A acadêmica Ana Laura fez um discurso em nome da turma, durante a solenidade. Ela agradeceu aos pais e amigos pelo apoio e incentivo. E ressaltou a importância da família durante o curso. “Saibam que isso não é só uma conquista nossa, mas de vocês também, que sempre fizeram de tudo para nos ajudar a chegarmos onde estamos hoje, mesmo quando tudo esteve difícil“.
Para o diretor-geral da unidade, Claudio Galvão, a cerimônia, realizada pela primeira vez no campus, partiu de um desejo dos próprios acadêmicos. “Este momento representa uma oportunidade de unir família e instituição, comemorando o início da vida acadêmica de cada estudante. Espero que essa cerimônia se torne uma tradição, pois simboliza o apoio e a motivação necessárias para os acadêmicos no início dessa nova fase“, reforçou o diretor.