O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está distribuindo cerca de 17 mil mudas nativas do Cerrado para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em bacias hidrográficas do estado. As mudas são produzidas, entre outras unidades, pelo Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (Crads) instalado em Araguatins, no Bico do Papagaio, reforçando o protagonismo do município nas ações de conservação ambiental.
A iniciativa integra o projeto Plantando Água, desenvolvido pela Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, que tem como meta a restauração de 200 hectares, sendo 50 hectares de APPs em cada uma das bacias hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza, Formoso, Lontra e Corda, e Manuel Alves da Natividade.
Desde novembro de 2025, a ação já contemplou dez municípios: Ipueiras (1.000 mudas), Paraíso do Tocantins (3,2 mil mudas), Santa Rita do Tocantins (2 mil mudas), Silvanópolis (2 mil mudas), Gurupi (600 mudas), Cristalândia (500 mudas), Nova Olinda (2 mil mudas), Aliança do Tocantins (2 mil mudas), Pequizeiro (1.000 mudas) e Novo Alegre (500 mudas).
As mudas utilizadas nas ações de recuperação ambiental são produzidas pelos Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (Crads), que estão instalados nos municípios de Araguatins, Palmas, Natividade e Gurupi. As unidades são responsáveis pela produção de espécies nativas do Cerrado destinadas à recomposição de áreas degradadas e à proteção dos recursos hídricos.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destaca o papel da Semarh no fortalecimento das ações ambientais em parceria com os municípios. “A Semarh tem atuado de forma estratégica para apoiar os municípios na recuperação de áreas degradadas em todo o Tocantins. Por meio do projeto Plantando Água, estamos investindo na recuperação de nascentes e APPs, garantindo a conservação dos recursos hídricos e mais segurança hídrica para as atuais e futuras gerações”, afirma.
O gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Eduardo Risuenho, reforça a importância da atuação conjunta. “As parcerias com os municípios são fundamentais para o sucesso do projeto Plantando Água, pois ampliam as ações de conservação e contribuem para a melhoria da qualidade ambiental nas regiões atendidas”, pontua.
Parceria
Os municípios interessados em receber as mudas podem formalizar a solicitação por meio de protocolo oficial (SEI, e-Docs ou sistema interno do Estado) ou pelo e-mail [email protected]. O pedido pode ser feito por órgão público, escola, associação, projeto social ou pessoa física.
O solicitante deve informar a finalidade das mudas (arborização, recuperação de área degradada, projeto escolar, entre outros), a quantidade aproximada, as espécies desejadas, o local e a data do plantio, além do responsável pela solicitação, com e-mail ou telefone para contato. Após a solicitação, a Semarh avalia a disponibilidade das mudas, o período adequado de plantio e a finalidade ambiental.








Deixe o seu Comentário