
A equipe de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, no domingo, 9, uma série de ações educativas em diversas regiões do Tocantins. No Bico do Papagaio a fiscalização ocorreram entre os municípios de Aguiarnópolis, Itaguatins e Tocantinópolis.
As atividades integram a Operação Piracema 2025/2026, que visa à proteção dos recursos pesqueiros durante o período de reprodução dos peixes, garantindo a preservação das espécies nativas e o equilíbrio dos ecossistemas dos rios e lagos do Estado.
As atividades tiveram início na segunda-feira, 3, durante uma reunião interestadual promovida pela Prefeitura de São Geraldo do Araguaia/PA, que reuniu órgãos ambientais e de segurança pública para fortalecer a cooperação técnica e operacional nas ações de fiscalização e educação ambiental durante o período de defeso.
Durante a ação, o Naturatins reafirmou o compromisso com a preservação dos recursos naturais e anunciou intensificar as ações de fiscalização e educação ambiental em todo o Tocantins, com foco na conscientização de pescadores, estudantes e comunidades ribeirinhas.

O gerente de fiscalização ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos, destacou que o trabalho desenvolvido é resultado da união de esforços entre diferentes setores. “Essas ações representam um esforço conjunto para proteger os recursos naturais e garantir que as futuras gerações possam continuar a usufruir dos recursos naturais. A educação ambiental é uma ferramenta essencial nesse processo, ela aproxima a comunidade das leis de preservação e estimula uma relação mais consciente com o meio ambiente. Durante o período de defeso, o Naturatins intensifica as ações de fiscalização, dialoga e orienta sobre a importância de preservar os nossos rios”, finalizou.

Região Norte

Equipes de fiscalização ambiental realizaram monitoramento fluvial no rio Tocantins, entre os municípios de Aguiarnópolis e Itaguatins, orientando as comunidades ribeirinhas e pescadores sobre as normas de proteção ambiental e a importância de respeitar o período reprodutivo dos peixes.
Em Tocantinópolis, as equipes promoveram uma blitz educativa em parceria com a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), em ponto estratégico da cidade. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e realizadas orientações sobre as restrições que envolvem a pesca, o transporte e a comercialização de espécies nativas. Ainda no município, a equipe levou o tema da Piracema à Escola Estadual Paroquial Cristo Rei, onde alunos do ensino fundamental participaram de uma atividade educativa sobre o fenômeno da reprodução dos peixes e sua importância para o equilíbrio ecológico.
Regiões Sul e Central
Paralelo a isso, entre os dias 3 e 7, equipes de fiscalização em parceria com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (Graer/PMTO), realizou diversas blitze educativas nos municípios de Caseara, Araguacema, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Gurupi, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar o período de defeso e preservar os ecossistemas aquáticos.
Projeto Peixe+
O Projeto Peixe+ levou ações educativas sobre a Piracema e, em sua primeira semana, alcançou um público de aproximadamente 600 pessoas. As atividades tiveram início na segunda-feira, 3, em Marianópolis, e seguiram pelos municípios de Tupirama, Rio dos Bois, Guaraí e Araguaína.
A iniciativa incluiu palestras e dinâmicas educativas voltadas à conscientização das comunidades escolares das regiões próximas aos rios Tocantins e Araguaia, destacando a importância da Piracema para a preservação dos recursos pesqueiros e do equilíbrio ambiental.









Deixe o seu Comentário