A Escola Arte de Crescer (EAC), de Araguatins, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata nesta quinta-feira, 30, durante a 78º Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A competição nacional reúne estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, vencedores da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) realizada este ano.
As equipes EAC Piabinhas do Espaço e Apollo 11 garantiram o primeiro lugar de suas categorias com lançamentos de foguetes que alcançaram 267,5 e 263,2 metros, respectivamente, enquanto a equipe Vênus alcançou impressionantes 226 metros e conquistou a medalha de prata. Os três foguetes utilizados foram desenvolvidos com material reciclável e lançados apenas com o auxílio de água e ar comprimido.
Uma das campeãs é a estudante Júlia Mendes Avelino de Carvalho, do 9º ano, que no ano passado já tinha garantido uma menção honrosa pelo lançamento de sua equipe, mas neste ano voltou para buscar a medalha de ouro. “Alteramos o bico do foguete para um de massa epóxi, enquanto o novo corpo foi feito com garrafas pet de dois litros, com espessura maior, o que melhorou a capacidade. O resultado foi um aumento de 207 metros de alcance em relação àqueles 60 metros do ano passado”, compartilhou Júlia.
O professor Marcos Vinicius Resplandes Monteiro, que acompanha os alunos na competição, ressaltou que “esta é a terceira vez que a Escola Arte de Crescer participa da Jornada, mas foi nesta edição que conquistamos, pela primeira vez, os troféus de campeões e vice-campeões, que é um marco na nossa história. Hoje, esses alunos que voltam para casa com os prêmios nas mãos são verdadeiras autoridades quando o assunto é construir foguetes de garrafa PET. Me sinto profundamente privilegiado por fazer parte da formação educacional desses jovens brilhantes”.
No Tocantins, a Escola Arte de Crescer é uma das cinco escolas convidadas para a 78ª Jornada de Foguetes, mérito de quem conseguiu desenvolver e alcançar bons resultados durante a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A diretora Ana Paula Araújo comemorou os resultados e destacou a importância de incentivar a ciência e a inovação entre os alunos. “Nós acompanhamos o empenho de cada um dos estudantes, a preparação e disposição dos pais em apoiar, junto à escola, os sonhos de seus filhos. Estamos muito orgulhosos em colaborar para uma formação completa e incentivar a paixão pela ciência”, assinalou.
Confira os integrantes de cada uma das três equipes:
Equipe Piabinhas do Espaço
Carlos Roberto Graciano Neto, Júlia Mendes Avelino de Carvalho e Vinícius Rangel Dias Reis
Equipe Apollo 11
Ângelo Emanuel Braga de Oliveira e João Victhor Costa Borges
Equipe Vênus
Heloísa da Cruz César e Maria Juliana Amorim Saraiva de Sousa










Deixe o seu Comentário