
O secretário municipal de Meio Ambiente de Itaguatins, Paulo Muller, participou nesta quinta-feira (23) de uma atividade de campo voltada ao processo de outorga de água em uma propriedade rural no município. A ação contou com a presença do engenheiro florestal Eurípedes Marinho, da supervisora Ariádne Cleuman e da agrônoma Conceição dos Santos, todos da Ruraltins, além do produtor rural Horácio Vilanova.
Durante a visita técnica, a equipe da Ruraltins realizou vistoria em um poço artesiano e em um poço cisterna de cacimba, orientando o proprietário sobre o cálculo da vazão de água e os procedimentos que deverão ser adotados.
Segundo o secretário, a equipe constatou um fato preocupante durante a vistoria. “Tivemos uma notícia triste durante a ação de campo, pois o córrego Ribeirão Santo Antônio, que nunca havia secado, cortou neste ano”, lamentou.
Paulo Muller destacou a importância da preservação dos recursos hídricos. “A política de mantermos os córregos vivos é de extrema importância para o meio ambiente. O nosso prefeito, Vitor da Reis, que também é produtor rural, entende a dificuldade de manter uma propriedade sem água e certamente não medirá esforços para apoiar ações de preservação. Ele sabe que água é vida na propriedade rural”, pontuou.
O secretário reforçou ainda a necessidade de cuidar das nascentes e dos cursos d’água, pensando nas gerações futuras de Itaguatins e das regiões vizinhas. “Após a outorga, realizamos também o levantamento em duas áreas com problemas de degradação. Foram feitas filmagens com drone e registros fotográficos para subsidiar o plano de recuperação ambiental municipal”, concluiu.







Deixe o seu Comentário