Pensado em fomentar a reflexão e o diálogo sobre a sustentabilidade e o meio ambiente, o curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou uma série de atividades como oficinas, palestras e exposições cinematográficas na última quinta-feira, 9, com alunos do 4º e 5º ano da Escola Herdeiros do Futuro, Escola Comunitária (Esca), Escola Municipal Gabriel Alves e comunidade acadêmica.
A ação faz parte do Circuito Tela Verde promovido pela 14ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, uma iniciativa nacional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que tem como objetivo fomentar a reflexão e o diálogo sobre temas ambientais por meio da linguagem audiovisual.
Um dos momentos de reflexão sobre a sustentabilidade foi a exibição do curta-metragem “Escassez de Água”, documentário produzido em 2022, no estado de São Paulo, por jovens participantes do Projeto de Educomunicação Água, Câmera e Ação, com apoio do Instituto Social Cultural Brasil e do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa). A obra apresentou uma reflexão sobre a distribuição desigual dos recursos hídricos no Brasil, discutindo segurança hídrica, escassez de água e racismo ambiental.

Após a exibição do documentário, ocorreu uma mesa de discussões que ampliou o debate sobre os desafios ambientais e sociais relacionados à escassez de água, à desigualdade no acesso a recursos hídricos e às implicações para a saúde pública. A mesa foi composta pelos docentes da Unitins: professor doutor Lucas Rossato, professora mestra, Andyara Letícia de Sales Correia e pelo acadêmico de Medicina, Lucas Gomes de Souza Apinajé.
Os acadêmicos responsáveis pela execução das atividades desenvolvem o projeto de extensão “Hortas Sustentáveis: uma abordagem educativa sobre segurança alimentar e plantas medicinais com estudantes do ensino fundamental de Augustinópolis/TO”. A iniciativa busca apresentar aos alunos, de forma acessível e acolhedora, as múltiplas possibilidades de confecção de hortas utilizando garrafas PET, abordando sobre reciclagem, alimentação saudável e plantas medicinais através de oficinas no ambiente acadêmico.
“Destacamos com orgulho que a Unitins/Câmpus Augustinópolis é o único expositor da mostra no estado do Tocantins, fora da capital, Palmas, representando o interior do Estado e reafirmando o compromisso institucional com a formação crítica, cidadã e sustentável, voltada à transformação social e à valorização do meio ambiente. Esse ano temos a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal. O projeto tem objetivo trazer informações sobre sustentabilidade, educação ambiental por meio de uma mostra audiovisual. Aqui na Unitins nós passamos um vídeo sobre a questão de hortas sustentáveis e após o vídeo realizamos uma oficina juntamente com os acadêmicos da disciplina de Saúde Ambiental. Os alunos das escolas municipais e particulares de Augustinópolis, do 4º e 5º ano, vieram participar dessa ação e saíram daqui com suas hortas montadas para poderem produzir alimento saudável em suas casas”, afirmou o docente da Unitins e coordenador do projeto de extensão, Bruno do Amaral Crispim.

O acadêmico do 4º período de Enfermagem e membro do projeto de extensão “Hortas Sustentáveis” Ronan Macedo comentou que atuar em momentos como esses enriquece a formação profissional. “É muito importante, enquanto acadêmicos da Unitins, participar desses eventos, pois contribui tanto para nosso crescimento na parte da comunicação, liderança em equipe e principalmente na empatia ao próximo, pois nós temos contato diariamente com estudantes do Ensino Fundamental de Augustinópolis. Essa ação vai dar uma visibilidade para a Unitins como universidade e entregar informação sobre questões ambientais à comunidade”, mencionou o acadêmico.
“Este espaço é muito mais do que uma vitrine cultural: ele representa um instrumento essencial de educação ambiental, troca de saberes e de construção coletiva de consciência crítica sobre o meio ambiente. O audiovisual, enquanto linguagem acessível e envolvente, tem o poder de sensibilizar, provocar reflexões e estimular atitudes transformadoras”, declarou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Késia Chaves da Silva.
Confira mais imagens do Circuito Tela Verde:
Deixe o seu Comentário