Com objetivo de conscientizar os profissionais e pacientes sobre câncer de mama e câncer colo do útero, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) celebra a Campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização, acolhimento, orientações, exames e palestras, visando o diagnóstico precoce e tratamento oportuno.
A programação conta com o apoio de todos os setores do hospital, incluindo o setor de mamografia do HRAUG, que durante a ação reforça o compromisso com a saúde da mulher, através dos exames e orientações sobre o diagnóstico precoce. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama e câncer do colo do útero apresentam maiores chances de tratamento eficaz e redução da mortalidade.
“Quando descobri o meu nódulo estava ainda no começo do crescimento, fiz o tratamento com quimioterapia e graças a Deus não tenho mais nada. Por isso é importante fazer o exame, sempre faço a mamografia no tempo certo, inclusive em todo mês de outubro a carreta vem aqui e eu faço”, afirmou a paciente do HRAUG e participante da palestra, Neuza Amorim dos Santos Moreira.
Segundo a diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, “aqui no hospital estamos organizando ações através de palestras e ações em nossas recepções, com a entrega de materiais impressos, buscando contribuir com a disseminação de informações sobre a importância do auto cuidado. Sabemos o nosso papel nesse processo de incentivar e auxiliar no diagnóstico precoce, onde a conscientização e a busca por ajuda é o primeiro passo desse processo”.
“Neste mês, intensificamos nossas ações de orientação, acolhimento e agendamento de exames, com o objetivo de ampliar o acesso e a conscientização. Cuidar da saúde é um ato de prevenção e de valorização da vida. A mamografia é o principal exame para a detecção precoce da doença, capaz de identificar alterações antes mesmo de serem percebidas clinicamente. Recomendamos que todas as mulheres dentro da faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde realizem o exame regularmente e mantenham acompanhamento médico”, afirmou a assistente social do HRAUG, Célia Cirqueira.

Deixe o seu Comentário