Com intuito de fortalecer os cuidados ofertados aos pacientes acolhidos, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) recebeu nesta terça-feira, 19, uma capacitação sobre cuidados à saúde materna e infantil, direcionado aos profissionais de saúde. A ação coordenada pela Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários (GAECP/SES-TO) visa prevenir morbidade e mortalidade e intensificar a assistência especializada na unidade hospitalar.
Na oportunidade, os servidores também foram instruídos sobre a Rede Alyne, programa nacional lançado no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 2024, com o objetivo de reduzir a mortalidade materna no Brasil em 25%. A Rede também busca aumentar o cuidado humanizado e integral para gestantes, parturientes, puérperas e crianças.
A diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, relatou que “a nossa maternidade é uma unidade de referência para gestantes de risco habitual na região do bico do papagaio. Nos últimos tempos, temos observado mudanças no perfil e na demanda dos atendimentos, o que reforça a necessidade de aperfeiçoar nossos serviços com urgência. Nesse contexto, a visita da equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde é de extrema importância. Essa proximidade permite que conheçam de perto nossa realidade e fortaleçam nosso compromisso de aprimorar continuamente os serviços oferecidos, sempre com o apoio essencial da secretaria”.
A enfermeira da (GAECP/SES-TO e técnica da Rede Alyne, Elizabeth Damasceno afirmou que, “como área técnica, reafirmamos nosso compromisso com o aperfeiçoamento dos serviços de saúde voltados à saúde materno-infantil. Nosso objetivo é assegurar um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado, fortalecendo ações e estratégias que contribuam para a redução da mortalidade materna e infantil no Estado. Trabalhamos para garantir que os serviços de saúde, desde as unidades básicas até as hospitalares, atendam às necessidades da população com excelência, eficiência e respeito”.
“Hoje recebemos a visita técnica da Rede Alyne, que vieram nos conhecer. A ocasião nos proporcionou uma conversa produtiva e uma visita in loco, durante a qual tivemos a oportunidade de expor nossas dificuldades e sugerir ideias para traçar soluções para os desafios apresentados. Foi um momento enriquecedor, que nos deixou com o coração cheio de esperança e expectativas positivas para o futuro”, detalhou a enfermeira e supervisora do pré-parto HRAUG, Claudinéia Oliveira Gomes Flores Urbina.