O Coletivo de Cultura da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins participou no último sábado, 9, do evento Moove Mente que promoveu o “Pôr do Sol Cultural“. A atividade ocorreu na Praça dos Pioneiros, localizada no Cais do Porto da cidade e é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desde 2022.
Durante o evento, os participantes contaram com a exposição de artesanato, comidas típicas da região, atração musical com cantores locais, desfile do Liquida Siqueira Campos e o Pedal Kids. Além da Unitins, alunos do Colégio Militar, Escola Estadual Denise, Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Escola Estadual do Saber marcaram presença na ação. Para a professora Drª. Carmen Adsuara, a participação do coletivo, que foi fundado há poucos meses na universidade, em eventos como esses, mostra para a sociedade os resultados positivos da educação.
“Iniciamos há algumas semanas e ter espaço em um evento da comunidade local foi de extrema importância, pois significou a função social da universidade sendo cumprida por meio da arte e da cultura. Durante nosso Palco Aberto, com a participação especial da Banda Carmela, pessoas da comunidade puderam estreitar vínculo com a Unitins, mostrar sua arte e também conhecer o aspecto cultural da universidade. Além disso, foi realizada a exposição fotográfica do projeto de extensão ‘Histórias da Ilha’, da professora Luama Socio, por meio da qual foi possível contribuir para as valorização da identidade quilombola, como também para divulgar o trabalho que a universidade realiza, tendo em vista a valorização da diversidade étnico-cultural. Nesse sentido, participar desse espaço já no início do Mês da Consciência Negra foi de fundamental importância. Agradecemos ao diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes e a professora Lucinalva, do IFTO, pela parceria potente e enriquecedora”, afirmou a professora Drª. Carmen Adsuara.
As acadêmicas Leida Medrado e Bianca Portilho são integrantes do Coletivo de Cultura, e estiveram presentes no Pôr do Sol Cultural. “É mais do que gratificante ver o nosso coletivo sendo expandido. Levar nossas atividades culturais para além dos muros universitários é a prova mais concreta de que estamos no caminho certo. A cultura local é linda, e ver a interação do público com as músicas, poemas, poesias e cordéis foi algo maravilhoso. Essa é a ideia central do coletivo: integrar a população, não só acadêmica, nesse meio cultural. O Sebrae foi fundamental para a realização deste evento, esse apoio é mais do que essencial para enriquecer nossos movimentos culturais”, comemorou a acadêmica Bianca Portilho.
“Ações como essas são muito importantes para nós acadêmicos, pois por meio delas é possível estarmos diretamente ligados a comunidade local, compartilhando conhecimentos e informações culturais. Também podemos exercer as habilidades adquiridas na universidade, dessa forma valorizando nosso patrimônio histórico, e levando ao conhecimento de muitos quão rica e preciosa é a nossa cultura”, mencionou a aluna Leida Medrado.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, menciona que a exposição do Coletivo de Cultura no evento Moove Mente contribui para a formação social e educacional. “Momentos como estes enriquecem e mostram para a comunidade de Araguatins a importância que a Unitins tem para a cidade e para a educação do estado. O Coletivo de Cultura é uma iniciativa que completa e aperfeiçoa cada vez a atuação da universidade, além de aproximar os nossos acadêmicos do público externo. Agradecemos também ao Sebrae pela oportunidade de expor nossos projetos”.