Facebook
01/07/2016 - 19h58m

WEBCONFERÊNCIA

Webconferência atualiza técnicos dos 25 municípios do Bico sobre atenção e vigilância de doenças vetoriais

Redação

A Secretaria de Estado da Saúde ofereceu atualização para os profissionais de saúde da Atenção primária, média e alta complexidade e vigilância em saúde dos 25 municípios do Bico do Papagaio por meio de webconferências. O curso trouxe para os profissionais atualização sobre protocolos de vigilância e atenção à saúde da dengue, chikungunya e zika de modo que os técnicos municipais tiveram acesso sem a necessidade de dispêndios com deslocamento de servidores de seus municípios de origem.

Na webconferência, os participantes interagem com os técnicos do Estado que ministram as atualizações sobre casos atendidos nas unidades de saúde municipais e participam de chats para elucidação de dúvidas sobre recomendações ou atualizações recentemente introduzidas nos protocolos. A atualização se iniciou no último dia 27 de junho e se encerrou nesta sexta-feira, 1º de julho, graças à parceria da Secretaria com o Núcleo Técnico Científico do Telessaúde, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A webconferência é oportuna para viabilizar aos técnicos municipais espaço para atualização de práticas de manejo e ampliação do quadro de servidores capacitados e tem como objetivo fortalecer os serviços de vigilância epidemiológica municipais e manejo do paciente suspeito de dengue, chikungunya, zika e febre amarela, implementando os protocolos dessas doenças.

O público-alvo foram médicos e enfermeiros das unidades de saúde que prestam assistência direta, coordenador e/ou responsável pela vigilância epidemiológica e bem como os responsáveis pelos sistemas de informação de saúde no município, conforme explicou a gerente estadual de Dengue, Febre Amarela e Zika, Christiane Bueno.

Doenças Vetoriais

A dengue, a zika e a chikungunya são doenças febris transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, cuja principal forma de controle da população é retirando todo acesso do mosquito à água parada.  No Tocantins, 17.133 casos suspeitos de dengue foram notificados de 1º de janeiro a 29 de junho. No mesmo período do ano passado foram notificados 13.131 casos suspeitos.

Com relação aos casos de zika, a 9.164 casos suspeitos de zika em 2016, sendo que 1.051 casos confirmados em 11 municípios do Tocantins. Com relação à chikungunya, foram notificados em todo o Estado, de 1º de janeiro a 2 de junho, 1012 casos suspeitos em 2016. Apenas um caso foi confirmado da doença no Estado até o momento.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS