Facebook
14/06/2017 - 11h32m

PERIÓDICOS

TOCANTINÓPOLIS: Revista desenvolvida na UFT obtém classificação Qualis B1 pela Capes/MEC

No último dia 9, a “Revista Brasileira de Educação do Campo” (RBEC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi avaliada e classificada como Quali B1 na categoria Ensino, pelo Comitê Técnico Científico, da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC). Segundo a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq/UFT), todas as revistas da Universidade passaram por avaliações, e entre todas, a RBEC foi a que obteve a classificação mais alta.

Esse trabalho foi idealizado e desenvolvido pelo professor de Educação do Campo, do Câmpus de Tocantinópolis, Gustavo de Araújo, que conta um pouco sobre os conteúdos e temáticas abordados na revista. “Trazemos pesquisas teóricas e empíricas de temas vinculados à Educação do Campo, sob diferentes campos de pesquisa: movimentos sociais, pedagogia da alternância, artes, políticas públicas, povos indígenas, questão agrária, Educação para Jovens e Adultos (EJA), formação de professores, interculturalidade, entre outros assuntos”, declara.

O professor também fala sobre as dificuldades que enfrentou no início do projeto da revista, e ressalta a importância deste trabalho e a satisfação com a classificação recebida. “No início não tive apoio e encontrei muita resistência, foi com trabalho e seriedade dos colegas que acreditaram nisso, que finalmente conseguimos uma avaliação boa e significativa no meio acadêmico brasileiro. Hoje é possível dizer que a RBEC é referência na área para pesquisadores nacionais e internacionais que tratam a Educação do Campo como objeto de estudo. A responsabilidade aumenta, mas o trabalho sério e ético continua para que a revista se consolide cada vez mais já que publica artigos nacionais e internacionais. Receber Quali B1 é uma conquista muito grande e importante, e não apenas para o Câmpus de Tocantinópolis, mas para toda a UFT”, conclui.

A revista também foi avaliada na categoria Antropologia/Arqueologia, obtendo classificação B4; e Letras/Linguística, atingindo B5. Confira o conteúdo na íntegra no portal de periódicos da Capes e na página de periódicos da UFT: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS