Banco da Amazônia campanha institucional
Facebook
22/06/2017 - 17h06m

PGE 2017

TOCANTINÓPOLIS: DRE promove mobilização do Prêmio Gestão Escolar 2017

Com informações de Núbia Daiana Mota

A mobilização pretende garantir a participação das escolas públicas de educação básica no Prêmio Gestão Escolar 2017

A Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis realizou, na última quarta-feira, 21, o Dia D de Mobilização do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017. O objetivo da ação é sensibilizar os diretores das unidades públicas de ensino da região para participarem do concurso, que é realizado a cada dois anos, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). As inscrições seguem até o dia 14 de agosto pelo site: www.premiogestaoescolar.org.br.

O foco da iniciativa foi incentivar os gestores escolares a realizarem o processo de autoavaliação em suas instituições, requisito para concorrer ao prêmio. Este instrumento permite que a equipe gestora analise avanços, fragilidades e desafios enfrentados pelas unidades escolares. Participaram do encontro dirigentes municipais, diretores das escolas e coordenadores de Programas e Projetos da rede estadual.

Dorismar Carvalho enfatizou a importância do instrumento da autoavaliação da gestão proposto pelo PGE

Para o diretor Regional de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, “este é um momento muito importante, pois busca o reconhecimento de projetos inovadores e gestões escolares de destaque. A premiação é uma das consequências do sucesso do trabalho desenvolvido. O maior ganho é o incentivo à melhoria contínua da gestão das escolas públicas, tendo como base a autoavaliação proposta pelo PGE”, enfatizou.

PGE 2017

O PGE possui metodologia própria de mobilização, critérios de seleção e indicadores de boas práticas de gestão, com critérios e dimensões bem definidos, observando os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes.

O Prêmio Gestão Escolar avalia quatro dimensões: gestão pedagógica voltada para a análise de resultados educacionais; gestão pedagógica direcionada para o planejamento de ações pedagógicas; gestão participativa dos processos coletivos de decisões e ações; gestão de infraestrutura para a administração de serviços e recursos.

No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é a responsável pela mobilização das escolas e a seleção das unidades que concorrerão à premiação nacional.   Além de viagens, a escola vencedora recebe uma premiação de R$ 30 mil.

Para incentivar o processo de socialização das boas práticas de gestão, o Tocantins realiza simultaneamente o Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada.  A seleção segue os mesmos critérios do Prêmio Gestão Escolar, em que são selecionadas 13 escolas que recebem prêmios e o título de Escola Destaque Estadual.

Deixe seu comentário:

Campanha: NOVO JEITO   ALjrrocha alGPSarmazém paraíbavalériaBAUSucesso FMDudu a Fora