Facebook
28/06/2017 - 17h03m

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

TOCANTINÓPOLIS: CEM Darcy Marinho orienta concluintes do ensino médio na escolha profissional

Redação

Pensado em auxiliar os estudantes do ensino médio na escolha da profissão, decisão que costuma ser angustiante e que suscita diversas dúvidas na cabeça dos jovens, o Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, localizado em Tocantinópolis, está desenvolvendo, durante o mês de junho, o projeto de Orientação Profissional com oficinas, palestras, seminários e pesquisas sobre as profissões.

De acordo com o professor de conhecimentos gerais e atualidades, Wellington Mota, idealizador do projeto, a ansiedade da escolha da profissão “se dá pela ideia de que essa decisão será para o resto da vida, e não conseguem visualizar que a identidade ocupacional é algo que poderá ser transformado pelo jovem ao longo da sua trajetória”, enfatiza.

Segundo ele, a opção profissional ideal é fruto de uma reflexão que considera “o mercado de trabalho, se o aluno gosta daquela área, se existe relação com as matérias que têm melhor desempenho escolar, que leva em conta os sonhos, enfim, são muitas variantes que precisam ser analisadas”, observa.

Paula Feitosa falou sobre o curso de Nutrição

Para colaborar na orientação vocacional dos educandos, a escola também convidou profissionais de diversas áreas para participar de um bate-papo com os estudantes. Eles falaram sobre os pontos positivos e negativos das profissões que escolheram e responderam aos questionamentos dos concluintes. A nutricionista Paula Feitosa retratou a experiência do profissional no mercado de trabalho, o educador físico Gustavo Roberto e o farmacêutico Felipe Sabóia destacaram a importância da formação acadêmica e discorreram sobre as oportunidades do mercado de trabalho para quem tem qualificação profissional.

Letícia Barroso, aluna da 3ª série do ensino médio, aprovou a iniciativa da unidade de ensino. “Esse projeto é importante para nos ajudar a descobrir qual carreira seguir, além de esclarecer como funciona a faculdade, quais os obstáculos que a gente vai encontrar na universidade. Também foi uma grande ajuda para quem ainda não tem ideia do que cursar no ensino superior e qual caminho trilhar”, enfatizou.

“Quando estamos no ensino médio e precisamos escolher a carreira profissional, isso não é algo fácil. Ouvir os profissionais falando das vantagens e desvantagens de cada área foi ótimo para nós, inclusive, muitos alunos se decidiram que curso fazer depois das palestras que assistimos”, contou a estudante da 2ª série do ensino médio, Thais Raquel.

Com o sucesso do projeto, a gestora da unidade escolar, Suelene Gomes, afirmou que a iniciativa terá continuidade no segundo semestre. “Daremos prosseguimento, por reconhecer que a escola tem esse papel de orientar na escolha da profissão e de motivá-los a traçar um projeto de vida tendo como base a continuidade dos estudos em um curso superior com o qual tenha mais afinidade”, destacou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS