Facebook
12/06/2018 - 15h42m

RURALTINS

Técnicos da região de Araguatins participam de capacitação de Boas Práticas Agrícolas nas culturas do arroz, feijão e mandioca

Redação

A capacitação envolve técnicos das URTs das regiões de Araguatins, Araguaína, Miracema e Paraíso

Técnicos da extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam do 5º módulo de capacitação de Boas Práticas Agrícolas e de Beneficiamento das culturas do arroz, feijão e mandioca. A capacitação ocorre em Palmas, no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, até esta quarta-feira, 13, das 8 às 18h.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ruraltins. Na capacitação, que envolve 50 técnicos, constam palestras sobre as cultivares de arroz indicadas para o Tocantins, controle de pragas, doenças, sistemas de produção de arroz irrigado, plantio direto na palha, produção agroecológica e cultivos associados, zoneamento agrícola e máquinas de pequeno porte para beneficiamento de arroz nas pequenas propriedades.

Boas práticas agrícolas nas culturas do arroz, feijão e mandioca mobilizam técnicos da extensão rural

O curso de capacitação faz parte das ações do projeto de desenvolvimento de difusão de boas práticas nas culturas do feijão, arroz e mandioca no Tocantins. O projeto atua em 32 Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) distribuídas em municípios  das regiões de Araguaína, Araguatins, Miracema e Paraiso. “Esse módulo é fruto do convênio nº 821819/2015 entre a Seagro e o Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo como objetivo incentivar a formação de técnicos especializados para fomentar a produção das cadeias produtivas do arroz, feijão e mandioca”, destacou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ruraltins, Edmilson Rodrigues”.

O presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Júnior, participou da abertura do 5º módulo, ocorrido na manhã desta terça-feira,12, e destacou a parceria entre os órgãos. “É a pesquisa e a extensão rural todos juntos buscando melhorias, inovações tecnológicas e os resultados das ações no campo. É gratificante ver todos esses grupos juntos envolvidos, pois esse é caminho da extensão em nosso país, e que faz a diferença na vida do agricultor familiar”, observou o presidente.

Dia Técnico

Na próxima quinta-feira,14, no Centro Agrotecnológico de Palmas, local onde acontece a Agrotins, será realizado o Dia Técnico das Culturas do Arroz e Mandioca, das 8 às 12h, envolvendo as boas práticas no cultivo da mandioca, controle de plantas daninhas,  tecnologias no cultivo do Arroz para recuperação de áreas com baixa capacidade de produção, dentre outros temas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS