Facebook
10/10/2017 - 23h57m

OFERECIDO PELA SETAS

Técnica de Araguatins participa de orientação a municípios com dificuldades no preenchimento do Censo SUAS 2017

Com informações de Cláudio Duarte

Capacitação da regional Norte I (Foto: Carlessandro Souza)

Visando orientar as cidades tocantinenses quanto ao correto preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo SUAS) 2017, técnicos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) prosseguem até a segunda-feira, 16, capacitando os municípios que estão com dúvidas e ou dificuldades relacionadas ao questionário.

Diana Pereira dos Santos Souza, de Araguatins (Foto: Carlessandro Souza)

Diana Pereira dos Santos Souza, de Araguatins, pertencente a regional Norte I, disse que sua cidade têm dificuldades por ser uma gestão nova. “Tudo é aprendizado, mas graças às orientações recebidas já sanamos a maioria das dúvidas e tenho certeza que responderemos dentro do prazo”, disse a técnica.

O Censo SUAS é um processo de monitoramento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que coleta dados, por meio de um formulário eletrônico, e armazena todas as informações dos beneficiários dos programas do Governo Federal. A atualização correta dos dados é importante para que o repasse não seja cancelado.

Gerente de programas de gestão do SUAS, Gildeth Evangelista (Foto: Carlessandro Souza)

“O Censo SUAS é uma ferramenta de monitoramento de grande importância e o não preenchimento pelo município em tempo hábil produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos; porém, nos preocupamos não só com o prazo para o preenchimento, mas com a veracidade das informações”, disse a gerente dos programas de gestão do SUAS, Gildeth Evangelista.

A capacitação atenderá dois técnicos de cada município inscrito, das sete regionais tocantinenses, sendo um responsável pela operacionalização do Sistema e um que possa contribuir no preenchimento do questionário. A capacitação acontece desde a última segunda-feira, 2, no laboratório de informática da Secretaria, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cronograma

O Censo SUAS segue um cronograma de abertura e de encerramento para cada tipo de questionário, que se iniciou em 11 de setembro, com a liberação dos primeiros questionários para os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e Centros de Convivência; e encerra com o Período de Retificação, que vai de 4 a 8 de dezembro.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS