Facebook
28/07/2014 - 20h58m

Senadora Kátia Abreu é apontada pela sétima vez dentre as cem maiores lideranças do Congresso Nacional brasileiro

Ascom Senadora Kátia Abreu (PMDB-TO)
Pela sétima vez em oito anos, a senadora Kátia Abreu (PMDB) é apontada como uma das  cem maiores lideranças do Congresso Nacional brasileiro. Do Tocantins, entre deputados federais e senadoras é a única parlamentar incluída entre os cem cabeças do Congresso em 2014.  O Tocantins também não teve nenhum parlamentar em ascensão na edição deste ano. É o que revela Pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Legislativa (Diap) divulgada ontem, domingo, 27 de julho.  Os ”Cabeças do Congresso” são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou de algumas qualidades e habilidade como conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.  O trabalho de Kátia Abreu  já a tinha colocado entre os cem cabeças do Congresso nos anos de  2007, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores.  Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o  PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos  Deputados e do Senado Federal. O primeiro em número de  parlamentares na Câmara dos Deputados, o PT, é também o  primeiro em influência. O segundo em influência, é o PMDB, que ocupa o segundo lugar em número de parlamentares na Câmara e  o primeiro no Senado. O terceiro em número de parlamentares,  PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PCdoB, que é  o quinto entre os “Cabeças” e o décimo segundo entre as bancadas  da Câmara.
Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB,  PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS – reúnem 69% da elite do  Congresso. Destes, o PT lidera com 27 nomes, seguido do PMDB,  com 15. Logo depois vem o PCdoB, com seis, o PDT e o PR, com  cinco cada, o PSB e o PP, com quatro cada, o PSD com dois, e o  PROS com um parlamentar. Embora se declarem independentes,  votam majoritariamente com o Governo o PTB, com quatro, e o PV  com um parlamentar. Já a oposição, com 25% da elite, é liderada  pelo PSDB, com 11 parlamentares, o DEM, com seis, o PPS e o  PSol, com três cada, e o SD, com dois parlamentares.
Confira a lista no seguinte endereço: http://www.diap.org.br/images/stories/Cabeas%202014%20-%20lista.pdf

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS